Bancos digitais

Por Aline Batista, do home office


O Internet Banking da Caixa está fora do ar e apresenta problemas na manhã desta quarta-feira (01). De acordo com usuários na Internet, não é possível acessar o serviço bancário pelo computador ou aplicativo para celular. Inclusive, o site DownDetector, que monitora o funcionamento de ferramentas online, chegou a registrar centenas de reclamações sobre problemas na plataforma. O TechTudo tentou acessar o serviço para realizar um teste, mas a página inicial não carrega e fica com uma tela branca.

Segundo os relatos, os erros no Internet Banking da Caixa estão acontecendo desde a última terça-feira (31). O banco chegou a confirmar problemas no serviço online na tarde de ontem, por conta da implementação de melhorias na plataforma. O TechTudo entrou em contato com a assessoria da Caixa, que esclareceu que as falhas desta quarta estão relacionadas às ações nos sistemas do banco. Apesar dos problemas, a empresa explicou que os clientes estão conseguindo concluir as operações. A íntegra da nota do banco pode ser lida no final do texto.

Internet Banking da Caixa apresenta problemas nesta terça-feira (01) — Foto: Reprodução/Aline Batista

De acordo com o DownDetector, o Internet Banking da Caixa começou a apresentar problemas por volta das 10:30 desta quarta-feira, chegando a registrar mais de 300 reclamações na plataforma. Segundo os comentários, os usuários não conseguem acessar o serviço e realizar ações básicas, como consultar saldo, pagar contas e fazer outras transações.

DownDetector registrou centenas de reclamações sobre Internet Banking da Caixa — Foto: Reprodução/Aline Batista

O Google Trends, ferramenta que monitora as buscas na Internet, também registrou um aumento nas pesquisas para os termos "Internet Banking Caixa fora do ar" e "não consigo acessar Internet Banking da Caixa" na última hora. Além disso, diversas pessoas aproveitaram para fazer reclamações sobre o serviço no Twitter. Pela rede social, usuários relatam erros de conexão para acessar a ferramenta. No celular, o app também apresenta a mensagem de erro "Sistema temporariamente indisponível".

Em nota enviada ao TechTudo, a Caixa confirmou os problemas na plataforma, mas explicou que os usuários estão conseguindo realizar transações pelo Internet Banking. Confira, a seguir, o posicionamento da empresa:

A CAIXA esclarece que, nesta terça-feira (30), foram realizadas ações de melhoria nos sistemas do banco com objetivo de aumentar a capacidade de atendimento, o que gerou intermitência em alguns canais de atendimento do banco.

O banco informa ainda que, mesmo com a intermitência, os clientes e beneficiários estão conseguindo concluir as operações, seja no CAIXA Tem, no IBC ou no processamento de folhas de pagamento. Neste sentido, como exemplo, acrescentamos que cerca de 255 mil boletos foram pagos na segunda e na terça-feira desta semana pelo Caixa Tem, demanda 3 vezes maior do que a registrada na semana passada.

Quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Erros no Caixa Tem

Além de problemas para acessar o Internet Banking da Caixa, usuários vêm reclamando nas redes sociais de constantes erros no app Caixa Tem. A ferramenta, usada para movimentar a Poupança Social Digital, também foi escolhida para transações bancárias do auxílio emergencial e para o saque do FGTS emergencial de R$ 1.045. Por conta da grande quantidade de acessos, o aplicativo para celulares pode apresentar certa instabilidade e pode exibir algumas mensagens de erro, inclusive, ao tentar pagar boletos e contas pelo app.

Dúvidas sobre o Auxílio Emergencial? Usuários respondem no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo