Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Os jogos de PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X terão gráficos tão reais como os dos filmes de cinema, acredita a Epic Games. A declaração foi dada pelo executivo da desenvolvedora Kim Liberi em entrevista para a edição 176 da PlayStation Magazine, revista oficial da Sony. Liberi acredita que esse realismo será possível graças à união do hardware poderoso dos novos consoles com as novas capacidades da versão 5 do motor gráfico Unreal. As tecnologias terão um impacto perceptível na fidelidade gráfica dos jogos da nova geração, que terão animações muito parecidas com as cenas de computação gráfica usadas no cinema.

Epic Games acredita que Unreal 5, por trás de Hellblade II (foto), permitirá gráficos de cinema em games — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A principal característica que fortalece a promessa de gráficos de filmes é a tecnologia Nanite, presente na nova versão do Unreal Engine. O recurso dá aos desenvolvedores a possibilidade de usar elementos reais, com qualidade cinematográfica em seus jogos. No lugar de objetos e texturas com qualidade reduzida, algo comum atualmente, Nanite permite o uso de elementos de alta qualidade, o que resulta em gráficos mais fiéis e em ambientes mais realistas, conforme a demonstração da tecnologia.

Saiba mais: tudo sobre o PS5, próximo console da Sony

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Liberi mencionou o uso de tecnologia da Epic na criação de cenas da série O Mandaloriano (The Mandalorian), ambientada no universo de Star Wars. Diversos trechos dos episódios do seriado usam cenas criadas com tecnologia Unreal, similar àquela que estará disponível aos desenvolvedores de games para PS5 e Xbox Series X.

As sucessivas edições do motor gráfico da Epic são bastante populares entre desenvolvedores de games de todos os gêneros, aparecendo em todo tipo de jogo, desde os de corrida até os de tiro em primeira pessoa. A nova versão 5 da Unreal Engine já é a tecnologia base confirmada para a versão da nova geração de Fortnite, para Fortnite Save the World e para Hellblade 2, título exclusivo da Microsoft, além de um novo MMORPG do estúdio sul-coreano GameTale.

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo