Notebooks

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O primeiro MacBook com processador Apple Silicon chega ainda em 2020. Pelo menos é o que diz Ming-Chi Kuo, analista de mercado que já antecipou diversos lançamentos da maçã, incluindo o anúncio da troca dos chips Intel por componentes ARM em computadores da marca na WWDC. O pioneiro entre os notebooks da marca com a nova CPU será o MacBook Pro de 13 polegadas, seguido de um MacBook Air, que também pode aparecer esse ano. Há ainda a expectativa pela chegada de uma versão de 14,1 polegadas do modelo Pro, mas apenas a partir de 2021.

Processadores da Apple podem estrear em computadores ainda em 2020, segundo analista — Foto: Divulgação

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Kuo acredita que a transição para componentes próprios pode diminuir os custos de produção, já que atualmente a Apple precisa comprar os processadores da Intel. Isso poderia levar inclusive a uma redução de preços nos computadores da marca. Por outro lado, manter os valores atuais pode aumentar as margens de lucro da Apple.

Além de acreditar que veremos o primeiro MacBook Pro com ARM ainda em 2020, Kuo aponta que, em 2021, o modelo pode passar por um redesign semelhante ao que deu origem ao modelo de 16”. Com bordas mais finas, a tela da versão de 13” poderia crescer para ocupar o espaço de 14” sem, no entanto, criar um computador muito maior.

MacBook Pro de 13 polegadas pode ganhar edição com processador Apple ainda neste ano — Foto: Divulgação/Apple

As avaliações de Kuo contradizem rumores que apostam no fim das linhas Air e Pro de laptops da Apple, convergindo em uma única linha de MacBooks. A razão para a fusão estaria no fato de que, usando processadores com arquitetura ARM, os MacBooks equivalentes ao modelo Pro atingiriam a mesma portabilidade dos modelos Air, tornando a distinção entre as duas linhas irrelevante. Vale ressaltar que são apenas rumores, e a volta de uma linha única de MacBooks não está descartada.

Qual comprar: Macbook Air ou MacBook Pro? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo