Jogos de estratégia

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


League of Legends (LoL) é um MOBA da Riot Games no qual a visão é um dos aspectos mais importantes em uma partida. Conceder visão no mapa para sua equipe pode dar uma grande vantagem sobre seus adversários e abrir oportunidades para as mais diversas chamadas. Os jogadores que compreendem a importância desse recurso em Summoner's Rift são reconhecidos no chamado "Placar de Visão". O recurso calcula a quantidade de visão colocada e também retirada por cada player durante uma partida, sempre levando em consideração alguns fatores específicos.

Confira, a seguir, como funciona o placar de visão, as possíveis formas de ver a própria pontuação e todos os quesitos que influenciam para que o jogador consiga ter um placar ainda melhor ao final de cada partida.

Visão é um dos recursos mais importantes no League of Legends — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além do Totem de Vigilância, que concede até duas cargas de sentinelas, e da Sentinela de Controle, é possível criar visão com a Florividente, que está presente em Summoner's Rift, com a Alteração Vidente, que substitui o Totem de Vigilância, e com o campo de visão criado pelo Aronguejo. O jogador ganha pontuação dependendo da quantidade de tempo que a sentinela permanece intacta no mapa, sendo um ponto para cada minuto sem ser destruída. No entanto, é importante destacar que há fatores que influenciam nessa pontuação, em especial sua relevância. Por exemplo, se a sentinela está próxima de outras fontes de visão, ou não detectar seus adversários, ela não terá o efeito desejado no placar.

No caso da Florividente e de habilidades como "Olhar de Falcão", da Ashe, e "Sentidos Apurados", da Quinn, a pontuação é acrescentada quando revelados campeões adversários, sentinelas e monstros épicos no mapa. Dependendo da efetividade, a pontuação será definida entre 0.1 e 0.5 pontos. Lembrando também que retirar sentinelas adversárias afetam seu placar. A pontuação depende da duração restante de uma sentinela, sendo um ponto para cada minuto restante. Caso seja uma sentinela permanente, o valor aumenta quanto mais ela permanecer viva no mapa.

Placar de Visão nos gráficos após uma partida de League of Legends — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Há duas formas de conferir seu placar de visão. A primeira é durante a partida em Summoner's Rift. Apertando a tecla "TAB", o jogador pode conferir o placar de visão atual de toda a equipe observando os números abaixo do ícone onde está o Totem de Vigilância, a Alteração Vidente, ou a Lente do Oráculo. O outro modo é após a finalização da partida, na aba "Estatísticas" ou na "Gráficos". Ambas mostram as mesmas informações da partida, mas de uma forma diferente. Ao clicar em uma das opções, basta procurar por "Placar de Visão" e ver os resultados da sua equipe e dos adversários.

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

Mais do TechTudo