Jogos de Arcade

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Subway Surfers é um popular jogo de celulares Android e iOS (iPhone) que viralizou na última semana nas redes sociais. No Twitter, usuários compartilharam a história triste de que o game é uma homenagem de seu criador ao filho morto em um acidente de skate nos trilhos de trem. Segundo um dos tweets, que teve mais de 59,6 mil curtidas até quinta-feira (30), isso explicaria a jogabilidade que envolve corridas em trilhos pelas cidades mais famosas do mundo.

Abaixo, o TechTudo mostra por que a história do viral é falsa, além de explicar o que significa Subway Surfers, sua origem verdadeira, quem criou e detalhes de como funciona. Jogo de sucesso, Subway Surfers foi o game mais baixado para celulares em 2017 e o primeiro título de Android a romper a casa do 1 bilhão de instalações em 2018.

Subway Surfers é corrida infinita em meio a trilhos de trem e metrô — Foto: Divulgação/SYBO

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que significa Subway Surfers

Subway Surfers é um termo que descreve a jogabilidade do game, que envolve “surfar” em trilhos de trem e metrô (“subway”, em inglês) de grandes cidades do mundo. Subway Surfers é um dos maiores jogos de corrida infinita, em que o jogador precisa desviar de obstáculos e realizar manobras enquanto o personagem percorre o cenário automaticamente, e só termina quando o usuário comete alguma falha.

Buscas por Subway Surfers aumentaram no Google nos últimos sete dias — Foto: Reprodução/Google Trends

Sendo um dos primeiros a aplicar esse formato, Subway Surfers acabou se tornando referência no gênero. O sucesso ao longo dos anos é tão grande que o título foi o primeiro jogo de celular Android a romper a casa de 1 bilhão de downloads em 2018, além de ter sido o game de Android mais instalado de 2017.

Quem criou o jogo?

Subway Surfers viraliza no Twitter com história falsa — Foto: Reprodução/Twitter

A história de que Subway Surfers foi criado em memória do filho de um desenvolvedor que teria morrido em um acidente de skate no trilho de trem viralizou na Internet. Por isso, o interesse no jogo aumentou nos últimos dias, com recordes de buscas no Google e maior número de instalações.

Apesar disso, tudo indica que o viral não passa de um boato. Em 2018, Mathias Gredal Norvig, CEO da SYBO, desenvolvedora dinamarquesa responsável por Subway Surfers, explicou que o jogo nasceu quando os dois fundadores da SYBO começaram um curso de animação.

O executivo cita que elementos como moda, a cultura em torno do skate, música e arte urbana foram as inspirações por trás de Subway Surfers. Norvig não faz nenhuma menção a um filho morto. As declarações são parte de uma conferência disponível no YouTube.

Em seu Twitter oficial, a desenvolvedora reforçou o motivo de desenvolvimento do game. "Criamos Subway Surfers para homenagear a cultura e a diversidade das ruas. Nós sentimos que o jogo permite criatividade e diversão em um ambiente seguro e divertido. Obrigado por correr conosco!".

Qual é a história do game?

História de que jogo teria sido criado em homenagem a uma criança morta é falsa — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Arcade e com estrutura simples, Subway Surfers não conta com uma estrutura narrativa. Na primeira corrida, o jogo apenas indica que o personagem está fugindo de um policial depois de ter feito um grafite.

Desde 2013, o jogo passou a funcionar no modo “World Tour”, em que uma nova cidade é visitada a cada quatro semanas, algo que garante um cenário diferente com frequência para quem é jogador recorrente. Assim como os locais, também há grande variedade de personagens, associados a cada cidade. Os brasileiros no jogo são Carmen, que aparece na pista do Rio, e Edison, para São Paulo

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as localidades do Brasil que já fizeram parte do World Tour. A última dessas passagens foi em dezembro de 2018, quando a capital fluminense foi o cenário escolhido.

Saiba mais: confira tudo sobre o PS5, próximo console da Sony que promete gráficos de cinema

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Quais as regras?

Jogabilidade é simples, mas envolve concentração e agilidade — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Subway Surfers tem uma jogabilidade simples e que envolve basicamente memorização dos mapas, além de agilidade nos controles. Como o personagem acelera e corre sozinho, ao jogador cabe desviar dos obstáculos e escolher o trajeto que equilibra melhor o fator risco com a recompensa. O desempenho é aferido não só pela capacidade de evitar tombos, mas também na coleta de moedas e outros itens espalhados no cenário.

Quais são os melhores jogos para Android? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo