Placas

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Samsung estaria desenvolvendo novos processadores com arquitetura ARM para usar em seus computadores com sistema Windows. Com os chips Exynos, já utilizados em seus smartphones, a fabricante seguiria o que fez a Apple ao anunciar a substituição dos chips Intel nos Macs por CPUs próprias. O rumor começou no Twitter e foi noticiado pelo site Sammobile, especializado em novidades da marca. Um possível novo processador ARM chegaria ao mercado para ser opção aos Snapdragon, da Qualcomm, que, por enquanto, são os únicos componentes do tipo com suporte para o sistema operacional da Microsoft.

Linha Exynos de processadores ARM para celulares poderia ganhar versão para PC — Foto: Divulgação/Samsung

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O portal Sammobile indica ainda que a Samsung chegou a criar uma edição para PCs do chips Exynos 990, processador que deve equipar as diferentes versões do futuro Galaxy Note 20. Entretanto, o design não teria atendido às expectativas da marca, levando ao desenvolvimento de uma nova CPU designada Exynos 1 utilizando os novos núcleos Cortex-X1 da ARM como referência.

Outra possibilidade é o uso de litografia de 5 nanômetros, o que pode significar maior eficiência energética. Isso colocaria o chip à frente até mesmo das tecnologias dos modelos tradicionais de AMD e Intel, que inclusive anunciou o atraso do processo de 7 nm em seus processadores.

Ao contrário da Apple, que conseguiu bons resultados com chips próprios em iPhones e iPads, a Samsung tem um histórico de menor sucesso com os Exynos. Um grupo de consumidores chegou a fazer um abaixo-assinado na Internet para convencer a Samsung a deixar de lado os Exynos em celulares top de linha.

Samsung teria tentado converter o Exynos 990 para PCs — Foto: Divulgação/Samsung

Embora saiba-se pouco a respeito do que seria um eventual Exynos para PCs, há algumas informações dos últimos meses que reforçam essa possibilidade. Em 2019, por exemplo, a Samsung firmou uma parceria com a AMD para utilizar a tecnologia Radeon de processamento gráfico em seus chips Exynos, algo que teria relevância para computadores.

Além da grande vantagem em relação à eficiência energética, já que processadores ARM tendem a gastar menos para funcionar, o uso desse tipo de tecnologia pode levar a PCs mais análogos aos smartphones, com conectividade 4G e 5G, além de suporte nativo a apps para celulares. A limitação, por agora, ainda é resolver o suporte aos aplicativos tradicionais, criados para rodar nas versões do Windows para arquitetura x86 de Intel e AMD.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Computador da Samsung é bom? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo