Telefonia

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo


A TIM modificou o popular plano TIM Beta para retirar o benefício de ligações ilimitadas via WhatsApp. A partir de 31 de julho, os megabytes usados neste tipo de comunicação serão descontados da franquia de internet. A medida também afeta os planos TIM Pré Top, TIM Controle e TIM Black. A alteração no regulamento foi revelada pelo site especializado Tecnoblog e confirmada pelo TechTudo.

A empresa informou que a carência do uso de redes sociais nos planos permanece valendo, mas que as chamadas de voz e de vídeo realizadas pelo WhatsApp e também pelo Facebook Messenger deixam de ser à vontade.

TIM informa que a mudança se limita apenas para chamadas de vídeo e voz do Whatsapp e do Messenger — Foto: Divulgação/TIM/Erbs Jr.

Clientes receberam mensagens avisando sobre a mudança nos últimos dias. No entanto, o comunicado por SMS gerou dúvidas sobre como seria o acesso a Facebook, Instagram, Twitter e Telegram – habitualmente oferecidos como “ilimitados”, sem descontar da franquia. A incerteza se deu pois o documento com as informações sobre as alterações afirmava que estes aplicativos seguiam sem interferir na franquia até 10 de agosto de 2020 em caráter “promocional”.

TIM afirma que uso de redes sociais sem descontar do pacote de internet valeria até 10 de agosto em caráter promocional — Foto: Reprodução/Tecnoblog

Usuários questionaram se os aplicativos e sites passariam a contar na franquia de dados após o período mencionado no documento. No entanto, a TIM assegurou em comunicado que as mudanças ocorrem apenas nas chamadas do Facebook Messenger e no WhatsApp e que as outras funcionalidades destes mensageiros continuam como estão atualmente.

O que diz a TIM

Confira o posicionamento recebido em 2 de julho:

"A empresa informa que começou a comunicar seus clientes de diferentes segmentos, seguindo o prazo regulamentar, sobre mudanças no uso dos aplicativos de mensagem inclusos promocionalmente nas ofertas, conforme descrito no regulamento das mesmas. A partir de 31 de julho, as chamada de voz e vídeo realizadas por meio do WhatsApp e Messenger passarão a ter seu tráfego de dados descontado dos pacotes de internet de cada plano. O envio de mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios nesses aplicativos segue ilimitado e os planos oferecem ainda ligações ilimitadas locais e DDD (com uso do código 41) para números de qualquer operadora do Brasil."

Com informações do Tecnoblog

O que esperar do 5G no Brasil em 2020?

O que esperar do 5G no Brasil em 2020?

Mais do TechTudo