Celulares

Por Milena Garcia, para o TechTudo


A Xiaomi pode lançar o primeiro celular dobrável da marca com uma novidade: o smartphone usaria todas as câmeras ao mesmo tempo. A fabricante registrou uma nova patente na China que descreve um telefone com câmera dupla na traseira e um sensor frontal. Quando o aparelho é dobrado ao meio, as câmeras passam a ser dispostas verticalmente em uma fileira para permitir o funcionamento simultâneo dos três sensores.

O smartphone dobrável que aparece no documento apresenta mecanismo semelhante ao Galaxy Fold (Samsung) e Huawei Mate X (Huawei) – ou seja, o celular se abre como se fosse um livro.

Modelo patenteado pela Xiaomi traz design inovador de câmeras — Foto: Reprodução/Escritório Nacional de Propriedade Intelectual da China

A patente também prevê que o usuário poderá optar por usar as câmeras combinadas ou não, já que todas funcionam tanto para fotos, como para registrar selfies.

Além disso, não há um display externo para visualização de notificações como no Motorola Razr (Motorola) e Galaxy Z Flip (Samsung). Como se trata de uma patente, não há garantias de que o produto chegará de fato ao público. Também não há informações sobre a ficha técnica do celular.

Veja também: curiosidades sobre a Xiaomi

A expectativa é de que a solução encontrada pela Xiaomi seja uma maneira de reduzir os custos do smartphone em relação aos outros telefones dobráveis no mercado, já que a câmera dupla pode se transformar em tripla sem a necessidade da adição de um novo sensor na parte traseira.

No início do ano, a empresa já havia registrado outro modelo no estilo do Motorola V3, porém ainda não há indícios de que a proposta tenha sido colocada em prática. Algo semelhante aconteceu em janeiro de 2019, quando o CEO da Xiaomi, Bin Lin, apareceu em vídeo manuseando um protótipo de aparelho que dobra. No entanto, a companhia não confirmou se estes smartphones dobráveis estão próximos de serem fabricados.

Com informações de GizChina e GizmoChina

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo