Smartwatches

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

A Apple liderou as receitas do mercado de smartwatches de janeiro a junho de 2020 devido às vendas do Apple Watch. A informação é de um estudo realizado pela Counterpoint Research que aponta ainda que a empresa da maçã aumentou a fatia de mercado de 43,2% no mesmo período em 2019 para 51,4% neste ano.

As empresas Garmin, Huawei e Samsung também tiveram participação relevante no setor, mas com números bem menores que os da companhia presidida por Tim Cook.

Gráfico mostra diferença de receita em 2019 e 2020 — Foto: Reprodução/Counterpoint Research

Diferentemente das outras pesquisas que se pautam em vendas, essa análise leva em conta os números de receita das fabricantes. Os últimos dados confirmam a tendência de crescimento do smartwatch no mercado global, aumentando aproximadamente 20% a cada ano. Essa elevação se manteve mesmo durante a pandemia.

Logo atrás da Apple aparece a Garmin, que oferece amplo portfólio de smartwatches. No entanto, apesar de ocupar o segundo lugar, a diferença da participação de mercado chama a atenção. Enquanto a Apple domina 51,4% da receita, a Garmin representa apenas 9,4%.

Garmin aparece em segundo lugar com apenas 9,4% da receita de relógios smart — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

A Huawei ganhou a medalha de bronze com 8,3% de participação e a Samsung 7,2% de receita na quarta colocação. Os números que seguem o primeiro colocado não indicam nem metade da receita da Apple.

A pesquisa indica que o Apple Watch Series 5 foi o smartwatch mais vendido no mundo durante o período analisado. Em segundo lugar aparece o Apple Watch Series 3, versão mais antiga e mais em conta do relógio da Apple. Logo depois aparecem o Watch GT 2, da Huawei e o Galaxy Watch Active 2, da Samsung.

Com informações de Apple Insider, Gizmochina e Phone Arena

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo