Media Centers

Por Fernando Sousa, para o TechTudo


O novo Chromecast com Android TV e controle remoto pode chegar em breve. Pelo menos é o que indica a homologação de dois novos dispositivos sem fio pelo Google junto à FCC, agência reguladora equivalente à Anatel no Brasil. Os documentos não trazem grandes detalhes, mas apontam para um aparelho de streaming de mídia e um acessório com conectividade Bluetooth e tampa para pilhas.

O "Sabrina", como pode ser chamado de acordo com fotos vazadas, é aguardado desde março deste ano, quando o portal 9to5 Google apurou a possível chegada de um dongle semelhante ao Chromecast Ultra, mas com sistema operacional próprio e controle. Dessa forma, o dispositivo chegaria para concorrer com o Fire TV Stick, da Amazon, e o recém-lançado Mi TV Stick, da Xiaomi.

"Sabrina" é o nome interno daquele que pode ser o novo Chromecast — Foto: Reprodução/XDA Developers

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Caso os rumores se confirmem, a novidade vai substituir o Chromecast Ultra entre os dongles da marca, oferecendo resoluções até 4K. O diferencial, nesse caso, seria a presença de um controle remoto para acessar os conteúdos e o próprio sistema operacional Android TV, já presente em televisores de Sony e TCL, assim como em concorrentes diretos do media center.

Os documentos que apontam a homologação tratam de dois produtos, sendo um deles um acessório de streaming com conectividade Bluetooth e Wi-Fi. Já o outro, descrito apenas como "dispositivo sem fio", seria seu controle remoto.

Quer um Chromecast? Veja dicas antes de comprar:

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

O registro da FCC não apresenta mais detalhes das especificações dos dispositivos. Em junho, o portal XDA Developers apurou que o produto poderia trazer ainda suporte ao Dolby Vision, tecnologia de imagem equivalente ao HDR10. A expectativa é de que o "Sabrina", codinome interno dado ao possível novo Chromecast, seja apresentado durante o evento de lançamento dos novos celulares Google Pixel, que acontece no próximo dia 30 de setembro.

Vale a pena comprar um Chromecast? Descubra no Fórum do TechTudo

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo