Players

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Google Play Music será descontinuado em outubro e substituído pelo YouTube Music. Com a decisão, usuários do app ou do serviço via web não poderão mais acessá-lo para fazer streaming, adquirir músicas ou mesmo baixar conteúdo já comprado. O fim da plataforma não é novidade, já que desde maio o Google vem oferecendo uma ferramenta que facilita a migração de conteúdo do Google Play Music para o YouTube Music. No entanto, o cronograma do desligamento só foi anunciado na última terça-feira (4). Além dessa medida, o Google irá remover a aba de músicas da Play Store, o que significa que usuários terão de recorrer a outras plataformas para comprar as canções que desejam ouvir.

Google Play Music chega ao fim em dezembro, mas streaming para de funcionar em outubro — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O desligamento do serviço e encerramento do aplicativo ocorrerão em fases. Já em setembro, África do Sul e Nova Zelândia perderão acesso à funcionalidade de streaming do Play Music. Os demais países, incluindo o Brasil, deixam de usar o recurso em outubro. Quem desejar baixar seus dados e músicas compradas no streaming terá até dezembro para fazê-lo.

Veja também: Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

A questão da preservação dos dados é importante não apenas para quem comprou músicas por meio do serviço, mas também para quem usava a funcionalidade de upload do Google Play Music. Músicas adquiridas em outros lugares, mas que foram enviadas ao serviço para permitir streaming em outros dispositivos, também devem ser copiadas até dezembro. Depois desse prazo, os dados estarão inacessíveis e serão eliminados em definitivo pelo Google.

Mais moderno, YouTube Music é a plataforma de streaming que substitui o Google Play Music — Foto: Divulgação/Google

A migração para o YouTube Music transfere conteúdo comprado, músicas que foram enviadas ao Play Music, bem como playlists. O processo é simples e pode ser iniciado simplesmente instalando e abrindo o YouTube Music pela primeira vez. Outra opção é usar o Google Takeout para baixar todo o conteúdo para o seu computador.

Visto como um competidor de maior qualidade diante do Spotify e do Apple Music, a ideia do Googlede concentrar seus esforços no YouTube Music é antiga. Entretanto, o que mais causou surpresa foi a decisão de acabar com a loja de músicas na Play Store, medida que começa a valer já neste mês de agosto.

Mais do TechTudo