Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O iPhone 12 poderá trazer desempenho até 50% superior em gráficos e 40% em processamento bruto em relação ao iPhone 11. De acordo com o perfil @komiya_kj no Twitter, conhecido por vazar informações da indústria da tecnologia, o ganho em poder computacional deverá ser proporcionado por conta do novo chip A14 Bionic que a Apple estaria preparando para o celular.

Segundo ele, o novo hardware do smartphone será construído em arquitetura de 5 nanômetros, mais poderoso e eficiente que os 7 nanômetros do A13 Bionic presente na geração anterior e no iPhone SE (2020).

iPhone 12 deve vir com processador até 50% mais rápido — Foto: Reprodução/Apple Insider

A suposta melhoria faria do A14 Bionic o melhor processador para dispositivos móveis do mercado, superando até mesmo o poderoso Snapdragon 865 Plus, da Qualcomm. Comenta-se que ele seria inclusive superior ao A12X Bionic, chip do iPad Pro que é considerado mais rápido que muitos notebooks convencionais.

Além disso, supostos testes de desempenho vazados na internet sugerem que o A14 poderia fazer o iPhone 12 mais rápido que o MacBook Pro de 15 polegadas com processador Intel.

Relembre o lançamento do iPhone 11

Vale lembrar que a Apple anunciou que irá migrar dos chips Intel para o Apple Silicon, nova linha de processadores próprios. Eles utilizam a mesma arquitetura dos componentes feitos para iPhone e iPad e estarão presentes nas novas gerações de Macs que devem ser anunciadas ainda em 2020. Dessa maneira, o A14 pode realmente trazer velocidade comparável à de um computador.

A construção em 5 nanômetros também deve fazer o chip gastar menos energia, gerando menor impacto na bateria mesmo atingindo altas velocidades. Como consequência, os novos iPhones não precisariam, necessariamente, trazer maior capacidade. No entanto, ainda não se sabe os detalhes do novo processador, como número de núcleos e frequência de operação.

O sucessor do iPhone 11 deverá ser anunciado no segundo semestre, mas com atraso. A Apple revelou que a nova geração será lançada algumas semanas depois do previsto.

Com informações de Wccftech e Twitter

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, aplicativos, informática, eletrônicos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e não perca nenhuma novidade:

Mais do TechTudo