Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


"O pai tá on": foi com essa frase que Neymar comemorou a classificação do Paris Saint-Germain (PSG) para as semifinais da Champions League, no dia 12 de agosto. Não demorou muito para que a expressão, usada pelo jogador para mostrar que ele está "ligado" e pronto para a partida, saísse do campo de futebol e viralizasse nas redes sociais. Popular entre famosos e anônimos, o meme é usado com o significado de que a pessoa está preparada para tudo.

A expressão "O pai tá on" vem de "o pai está online" e costuma ser empregada como sinônimo de "estou na área" ou "estou pronto para o que vier". Há também quem use o termo para flertar na Internet. Frases como "Chama no zap, o pai tá on" indicam que a pessoa está online no WhatsApp e que o contato pode chamá-la para conversar.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dados do Google Trends, ferramenta de monitoramento de buscas na Internet, mostram que as pesquisas pelo bordão "o pai tá on" estão em ascensão desde 12 de agosto, quando o PSG venceu o Atalanta de virada nos minutos finais por 2x1, com o gol da vitória de Neymar.

A plataforma do Google indica também que o pico de buscas pela frase ocorreu em 18 de agosto. Nesse dia, Neymar publicou em seu Twitter: "Passando pra avisar que o PAI acordou ONLINE ✌🏽 salve pra geral e vamo que vamo... ALLEZ PSG". O camisa 10 fazia referência ao jogo do PSG contra o RB Leipzig, que aconteceu naquela tarde. A partida foi vencida pelo time francês, por 3x0.

O sucesso do meme não para por aí. No Instagram Stories, usuários criaram filtros para ilustrar a expressão. Em geral, os efeitos exibem a frase "o pai tá on" sobre a cabeça da pessoa e adicionam um óculos no estilo juliet, da marca Oakley, ao rosto. O acessório não é por acaso: antes da partida que levou o PSG às finais da Champions League, em 12 de agosto, Neymar postou em seu Twitter que estava com "moicano feito, julliete separada e a caixinha de som carregando".

O visual é marca registrada dos funkeiros no Brasil. Não à toa, o meme de Neymar recebeu atenção especial por parte desse grupo. O MC WM lançou, em 18 de agosto, a música "O Pai Tá On", que faz referência aos apetrechos mencionados pelo jogador brasileiro. Poucos dias depois, em 21 de agosto, o bordão ganhou outro funk, desta vez de MC Kekel. A música homenageia Neymar e narra a trajetória do atleta.

'O pai tá off'

Após a derrota do PSG para o Bayern de Munique por 1x0 na final da Champions League, no último domingo (23), Neymar viu seu próprio bordão se inverter. Para zoar o jogador, muitos internautas publicaram memes com a frase "o pai tá off", apontando o mau desempenho do craque durante a partida decisiva do campeonato. A hashtag #opaitáoff chegou a aparecer nos Trending Topics do Twitter.

Como saber se uma foto é fake? Veja dicas para descobrir

Como saber se uma foto é fake? Veja dicas para descobrir

Qual é o tamanho da foto de capa do Twitter? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo