Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Orkut voltou em 2020? Essa foi uma pergunta que agitou a Internet na última terça-feira (4). O assunto viralizou e foi parar nos Trending Topics, após o Twitter confirmar que vem estudando lançar planos pagos com ferramentas exclusivas para assinantes. Os internautas reagiram à notícia alegando que voltariam para o famoso site dos anos 2000, caso o plano Premium vire realidade na plataforma. Muitos usuários ainda descobriram a existência de uma réplica brasileira de rede social. A situação rendeu diversos memes e tuítes nostálgicos sobre o possível retorno do Orkut.

O microblog disponibilizou uma enquete a alguns usuários, na segunda-feira (3), que buscava analisar quais recursos as pessoas gostariam de ver na versão paga da rede social. Entre as possíveis funções, estão um botão para desistir do envio em até 30 segundos, vídeos com maior qualidade e a possibilidade de editar conteúdos já publicados.

Orkut voltou? Usuários relembram jogos e recursos da rede social que fizeram sucesso nos anos 2000 — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em uma reação à possível mudança no Twitter, muitos usuários começaram a postar que iriam voltar para o Orkut, caso o microblog ganhasse uma versão paga. Os memes e tuítes relacionados à suposta volta da rede social citavam o site Orkut.com.br e seu aplicativo, incluindo prints. A plataforma existe desde 2017 e recriou a interface e os recursos da rede. A ação fez com que muitos usuários do Twitter acreditassem na volta da falecida rede social, achando que a versão criada por um fã fosse a antiga.

Os usuários relembraram as contas Fakes e os jogos que faziam sucesso no Orkut, como Colheita Feliz e Café Mania. Além disso, compararam The Sims com Buddy Poke e deixaram o Twitter nostálgico postando as comunidades da época. Os internautas também brincaram com o fato da possível migração para outra rede social caso o Twitter ganhe a versão Premium.

Memes sobre plano Premium e suposta volta do Orkut agitam o Twitter — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

O assunto gerou tanto burburinho que, além de entrar para os Trending Topics do Twitter, virou tema de buscas na Internet. O Google Trends, ferramenta que monitora as principais pesquisas na web, identificou um aumento na procura pelo termo "Orkut" na terça-feira com a viralização do assunto no microblog. Termos como "Orkut voltou", "novo Orkut" e "Orkut 2020" indicam que as pessoas estavam tentando entender se a volta do Orkut em 2020 era verdade.

Google Trends identifica aumento de buscas do termo "Orkut" — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

Veja também: quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

Como recuperar fotos do antigo Orkut? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo