Internet

Por Aline Batista, do home office


O servidor DNS do Google está fora do ar e enfrenta problemas na tarde desta segunda-feira (03), de acordo com reclamações de usuários. Segundo relatos, a ferramenta não está funcionando e, por conta disso, diversas páginas da web não carregam. A falha teria começado por volta das 15h e afetou vários sites terminados em .com.br, levando algumas pessoas a pensarem que se tratava de um problema geral na Internet. Em alguns casos, o computador exibe uma mensagem de erro, como "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN" ou "Talvez o servidor DNS esteja indisponível". Vale lembrar que a tecnologia é responsável por converter nomes de domínio em endereços IP, permitindo que o navegador carregue recursos da Internet.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Google no Brasil para saber sobre o status do DNS do Google. A empresa disse que não identificou problemas em sua infraestrutura de DNS hoje. Para contornar a situação e acessar os sites que não estão carregando, a alternativa encontrada por alguns usuários para foi a mudança para outro servidor DNS, como o da Cloudflare ou o da IBM.

Usuários do serviço de DNS do Google não conseguem acessar alguns sites — Foto: Reprodução/Twitter

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O DNS é uma ferramenta que funciona em background toda vez que uma pessoa tenta acessar um site pela primeira vez. Assim, o computador ou celular entra em contato com o servidor DNS para saber qual o endereço de IP correspondente ao endereço requisitado. Quando um servidor DNS não responde ou está indisponível, ele impede que o usuário abra determinados sites.

Normalmente, as pessoas utilizam o DNS disponibilizado por seu fornecedor de Internet. No entanto, é possível mudar esse ajuste padrão por meio das configurações do dispositivo. Essa alteração costuma ser feita com o objetivo de reduzir o tempo de resposta e carregamento de um site, consequentemente, acelerando a navegação. Existem diversas alternativas gratuitas de DNS, como Cloudflare, OpenDNS e Quad9, além da ferramenta do próprio Google.

Usuários reltam problemas em servidor DNS do Google — Foto: Pexels

Muitos usuários chegaram a pensar que a falha se tratava de algum problema geral na Internet. No Google Trends, que acompanha as buscas na web, houve um crescimento para as pesquisas relacionadas ao erro no DNS na última hora. Termos como "sites fora do ar", "Internet fora do ar", "DNS Google fora do ar" e "problemas DNS Google" tiveram um aumento nas buscas recentes. Além disso, algumas plataformas, como Mercado Livre, Amazon e Locaweb, chegaram a aparecer como se estivessem fora do ar no Downdetector, ferramenta que monitora o funcionamento de sites.

Pelo Twitter, diversos usuários reclamaram de possíveis problemas no DNS do Google. A maioria dos relatos fala de erros para abrir determinados sites. Alguns chegam a citar erros em outros servidores, como o OpenDNS, enquanto outros falam de uma possível falha nos domínios do site Registro.br, mas o TechTudo não conseguiu reproduzir o erro. Confira:

Veja também: Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Problemas para instalar o Chrome? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo