Jogos de estratégia

Por Vinicius Lage, para o TechTudo


TeamFight Tactics (TFT) recebeu o patch 10.16 nesta quarta-feira (5). A atualização trouxe algumas novidades e adicionou uma nova galáxia que promete impactar o estilo de jogo. Pensando nisso, o TechTudo selecionou as composições mais fortes para o Set 3 do TFT atualizadas. Comps fortes não sofreram tantas mudanças e algumas podem surgir como alternativas ao metagame.

TFT é um jogo Auto Chess da Riot Games. O título está disponível em versão mobile para download em celulares Android e iPhone (iOS) e como modo de jogo no League of Legends (LoL) para PC.

Jhin continua um campeão forte no meta atual — Foto: Reprodução/Riot Games

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Rebelde Mestre das Lâminas

Campeões: Shen, Yasuo, Zed, Yi, Fizz, Irelia e Riven.

Master Yi é um dos personagens mais fortes do meta — Foto: Divulgação/Riot Games

Essa composição aparece como uma das melhores há alguns patchs. A ideia é ter muitos campeões que podem causar dano, tendo Master Yi como o principal. Buscando maximizar o poder de Shen, Yasuo, Zed e Yi, a estratégia requer paciência para que atinja maior potencial.

Dicas:

  • Inicie o jogo focando em campeões que sejam mestre das lâminas e infiltradores, como Nocturne, Fiora, Shen, Zed, Yasuo e Master Yi.
  • Faça a tática do "Slow Roll", no nível 7. Essa estratégia consiste em acumular dinheiro e gastar o excesso após atingir 50 de ouro até conseguir atingir o Zed, Shen, Yasuo e Master Yi no nível máximo.
  • Os itens necessários para maximizar o dano dos personagens vêm do arco recurvo. Consiga ao menos três deles para garantir maior eficiência no Master Yi. Canhão Fumegante, Capuz da Morte de Rabadon, Mercúrio e Lâmina da Fúria de Guinsoo são os melhores itens para o campeão.
  • Zed é um dos melhores campeões dessa composição, mas precisa estar com a característica de mestre das lâminas ativada. Foque em pegar uma espátula assim que possível e, no novo patch, uma Espada GPC para conseguir a Espada do Rei Destruído.
  • Lembre-se de posicionar os três rebeldes sempre juntos para que ganhem o escudo da característica rebelde, que foi melhorada nessa atualização.
  • Riven, Ireilia e Fizz são campeões fortes por si só. Riven entra para proporcionar o buff da característica temporal para todo o time. Enquanto isso, Fizz tem muito controle de grupo e é infiltrador, igual o Zed. Irelia entra como o sexto mestre das lâminas por ser uma personagem forte.

Astronautas Atiradores de Elite

Campeões: Caitlyn, Nautilus, Ashe, Gnar, Jhin, Teemo, Wukong e Lulu/Karma.

Teemo é um dos carregadores de dano da composição — Foto: Reprodução/Riot Games

Os campeões Atiradores de Elite causam mais dano a partir da distância para os adversários. Enquanto isso, os astronautas têm redução do custo de mana para 30, quando estão juntos. Além disso, essa é uma composição com imenso controle de grupo, tem uma linha de frente resistente e causa um enorme dano.

Dicas:

  • Sendo uma composição com dois carregadores com danos diferentes, um físico e um mágico, é bom ter atenção aos itens no início do jogo. Caso consiga Lágrimas da Deusa, Bastão Desnecessariamente Grande e Espada GPC, tem-se um indicativo para fazer essa composição.
  • Consiga Caitlyn duas estrelas o quanto antes. Por se tratar de um campeão forte no início do jogo, há a chance de vencer alguns duelos e manter pontos de vida.
  • Tenha sempre dois Vanguardas em campo. O Mordekaiser pode ser útil por ser Estrela Negra e ativar a característica assim que conseguir o Jhin.
  • Chegar ao nível 8 é essencial por conter quatro personagens de custo 4, como Jhin, Teemo, Gnar e Wukong. As chances de conseguir esses campeões aumentam de 15% para 25% do nível 7 para o 8.
  • O posicionamento é primordial. Saber onde colocar os personagens no tablado para aumentar o dano causado e a distribuição do controle de grupo causado por Gnar, Ashe, Teemo e Nautilus é necessário. Coloque os Atiradores de Elite nas extremidades. Atente-se caso o inimigo tenha Blitzcrank ou o item Zéfiro.
  • No nível 9, ter dois Místicos pode ser muito útil. Para aumentar a proteção ao Jhin, Karma e Lulu ao lado dele podem ser bons campeões. Karma é Estrela Negra e Lulu é Celestial. Ambas serão ativadas por já ter a Ashe e o Jhin em campo.

Mestre das Lâminas Dourados

Campeões: Fiora, Jarvan, Xayah, Rakan, Shen, Master Yi, Irelia e Riven.

Fiora faz parte da estratégia da composição — Foto: Reprodução/Riot Games

A sinergia conseguida no início do jogo com três Mestre das Lâminas, dois Temporal e a velocidade de ataque promovida pela habilidade do Jarvan, essa composição apresenta um bom início de jogo. Buscando ativar a característica com seis Mestre das Lâminas e uma linha de frente poderosa, essa composição causa muito dano.

Dicas:

  • Com foco em conseguir o maior número de campeões tier 1 três estrelas, adote a tática do "hyperroll", que consiste em acumular ouro e gastar todo ele uma rodada antes de atingir o nível cinco. Busque por Xayah, Fiora e Jarvan.
  • Tida como a composição dos "três críticos", por requerer três Luvas do Pugilista, os itens da finais da Xayah são Último Sussuro, Gume do Infinito e Mercúrio. Com as melhores em Faca de Statikk, é um item que pode ser útil na carregadora de dano.
  • Fortaleça seu Jarvan para que ele fique mais tempo vivo e possa dar mais velocidade de ataque para Xayah. O posicionamento dos personagens dos dois personagens, estando próximos um ao outro, é essencial.
  • Quando conseguir os seis Mestre das Lâminas, Riven é uma das mais importantes por conceder Temporal para todo o time, pois você já terá o Shen.
  • Tenha sempre em mente alterar a composição caso não consiga os seis Mestre das Lâminas, podendo utilizar quatro Celestial, com o Lulu e Ashe. Além de trocar a Riven por Caitlyn.

Rebeldes Demolidores

Campeões: Malphite, Ziggs, Blitzcrank, Yasuo, Ezreal, Yi, Jinx, Aurelion Sol e Gangplank.

Quando ativa sua habilidade, Jinx causa muito dano — Foto: Reprodução/Riot Games

Com foco em manter a Jinx viva, essa composição busca ter um bom posicionamento e uma linha de frente capaz de esperar a ativação da habilidade da campeã. Com Gangplank ou Aurelion Sol como possíveis carregadores, a comp apresenta boa distribuição entre dano físico e mágico. Blitzcrank e Ezreal ativarão Temporal e Lutador, além do primeiro trazer o elemento surpresa ao time.

Dicas:

  • Caso inicie com itens como o Efeito Vermelho, busque conseguir personagens como Lucian e Graves, além de Malphite e Blitz. Caso consiga um Capuz da Morte de Rabadon, uma alternativa é deixá-lo no Ziggs no início.
  • A transição é feita a partir do momento em que conseguir a Jinx, mas sempre mantendo dois detonares juntos.
  • Seu principal carregador é a Jinx, faça itens como Mata-Gigantes, Efeito Vermelho, Último Sussurro, Gume do Infinito e Lâmina Mortal para causar mais dano e Anjo Guardião para se proteger.
  • Blitzcrank próximo à Jinx pode ser útil. A habilidade da campeã é ativada após ela abater dois inimigos. Com o puxão inicial de Blitz, Jinx pode começar a distribuir dano mais rapidamente.
  • Gangplank adiciona o trato de Demolidor junto com o Ziggs. Com os itens certos, o Pirata Espacial é capaz de causar muito dano e controle de grupo. Anjo Guardião, Centelha Iônica e Capuz da Morte de Rabadon são os itens para sobreviver a ponto de usar sua habilidade.
  • Posicione os rebeldes sempre juntos, com a Jinx no centro. No início do combate, Rebeldes ganham um escudo a cada rebelde adjacente. O escudo recebeu um buff no patch atual.

Cibernéticos

Campeões: Fiora, Leona, Shen, Vayne, Vi, Irelia, Ekko e Thresh.

Com Ekko, os cibernéticos continuam no meta — Foto: Reprodução/Riot Games

Com campeões de baixo custo, como Leona, Fiora e Lucian, o início de jogo dos Cibernéticos pode ser bem forte. Junto com a facilidade em encontrar os campeões, a característica ganha vida e dano de ataque ao equipar apenas um item. Com a possibilidade de um início de jogo com detonadores, passando por Atiradores de Elite e terminando com a ajuda de Mestres das Lâminas, a composição acaba sendo versátil. Na galáxia Arca do Tesouro, a composição fica ainda mais forte.

Dicas:

  • O início do jogo dos Cibernéticos é bem forte. Busque Leona, Fiora e Lucian. Se conseguir muitos itens, distribua entre os três, mas focando os itens de dano no Lucian. Ele será seu carregador no início do jogo. Efeito do Vermelho é um ótimo item se conseguir outro Detonador.
  • Após a adição da Vayne ficou mais fácil conseguir seis Cibernéticos, mas não se atenha a isso. Tente o máximo de sinergias possíveis, pois seus dois carregadores serão Irelia e Ekko e eles demoram para chegar.
  • A Vi sempre usa sua habilidade no campeão mais longe dela. Posicione-a para atingir um alvo que possa ser problemático ao seu time.
  • Faça a transição do time assim que conseguir a Irelia. Se tiver Shen ou Riven, você conseguirá ativar Mestre das Lâminas, fazendo com que ela fique mais forte. Além desses, Thresh é importante para ativar Manamante e Temporal.
  • Posicionamento é chave. Ao conseguir o Ekko, ele pulará no inimigo. Consiga um local para que ele atinja o adversário mais poderoso. A Irelia com Manamante ativo também pode desequilibrar uma rodada.

Quer começar a jogar LoL? Confira nossa guia para iniciantes:

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

Mais do TechTudo