Smartwatches

Por Milena Garcia, para o TechTudo


O Apple Watch ajudou a salvar a vida de mais um usuário. Um policial teve o auxílio do smartwatch da Apple para entrar em contato com a central de comunicação da corporação depois de ser esfaqueado numa ocorrência. O dispositivo também possibilitou que uma ambulância fosse enviada para o local.

O caso ocorreu no mês de fevereiro no Arizona, nos Estados Unidos, mas só veio a público na última semana. Em um vídeo compartilhado no Facebook, o sargento Sosa e a despachante Gloria Wheeler contaram detalhes do incidente.

A despachante Wheeler e o sargento Sosa se reencontram após resgate envolvendo Apple Watch — Foto: Reprodução/Facebook

Sosa relatou que perseguia um bandido da lista de procurados quando o microfone de seu rádio foi acidentalmente desconectado. Após alcançar o suspeito, o policial o manteve no chão, mas não conseguiu entrar em contato com a central para solicitar reforços. Nesse momento, o criminoso tirou uma faca do bolso e atingiu a perna de Sosa.

Após as repetidas tentativas feitas por Gloria Wheeler de entrar em contato com o sargento pelo rádio, a profissional resolveu fazer uma ligação para o celular de Sosa. Foi neste momento que o policial conseguiu atender ao telefonema por meio do relógio e pedir ajuda. Além disso, a localização fornecida pelo GPS do relógio permitiu que uma ambulância fosse enviada ao lugar exato do incidente.

Wheeler recebeu um prêmio por suas ações que ajudaram a salvar a vida do policial. “A despachante salvou minha vida porque pude continuar lutando e ela conseguiu enviar os recursos de que eu precisava”, explicou Sosa. Ainda assim, não há como negar que o dispositivo da Apple também teve um papel importante nessa história.

Apple Watch 5 está à venda no Brasil — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

No passado, o Apple Watch já foi creditado por salvar a vida de outras pessoas. Uma das funções mais conhecidas para esse fim é o eletrocardiograma, que identificou uma possível doença cardíaca no brasileiro Jorge Freire, por exemplo.

Outra situação recente foi o resgate de um idoso de 92 anos nos Estados Unidos. A função de detecção de queda grave do relógio foi responsável por chamar o serviço de emergência após o homem ter caído de uma escada a uma altura de aproximadamente seis metros.

Testamos o Apple Watch, o relógio inteligente da companhia

Testamos o Apple Watch, o relógio inteligente da companhia

Com informações de Apple Insider e PhoneArena

Mais do TechTudo