Telefonia

Por Thássius Veloso, do home office

Pedro Vital/TechTudo

A internet da NET/Claro está fora do ar na tarde desta segunda-feira (14), segundo relatos nas redes sociais. O sinal caiu para moradores da cidade de São Paulo, com queixas provenientes de consumidores em bairros como Consolação, Jardins, Higienópolis, Itaim, Barra Funda e Butantã. Moradores de Campinas, no interior do estado, também passam pelo apagão.

Tanto usuários de internet fixa quanto de internet móvel (4,5G, 4G e 3G, entre outras tecnologias) fazem críticas à companhia de telecomunicações. De acordo com o site DownDetector, a pane começou por volta das 16h. Em nota recebida às 18h04, a Claro disse ao TechTudo que o problema foi resolvido.

Assinante reclama de não poder trabalhar de casa — Foto: Reprodução/Twitter

A NET/Claro tem forte presença no estado de São Paulo, sendo responsável por:

  • 16,9 milhões de acessos de telefonia móvel
  • 4,2 milhões de pontos de banda larga fixa
  • 4,2 milhões de telefones fixos
  • 3,4 milhões de acessos de TV por assinatura

Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para julho de 2020. Durante a pandemia, as reclamações aumentaram 90%, também de acordo com a agência reguladora.

Por outro lado, leitores em outras localidades do Brasil dizem que está tudo bem. Foi esta a reação vinda de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Serra, no Espírito Santo.

A Claro se manifestou em nota recebida às 18h04. A companhia admite que clientes podem ter percebido instabilidade em partes da capital paulista. “A empresa ressalta que suas equipes técnicas atuaram rapidamente no caso e os serviços foram restabelecidos no menor tempo possível”, informa o posicionamento.

Mais do TechTudo