Redes sociais

Por Aline Batista, do home office


O Facebook caiu e está com problemas para alguns usuários no início da noite desta quarta-feira (9). Segundo relatos na Internet, a rede social de Mark Zuckerberg está fora do ar e não abre. A falha parece atingir apenas algumas pessoas, mas não é possível perceber um padrão. Além disso, há relatos de que o Facebook Messenger também está fora do ar. De acordo com o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços na web, o problema começou por volta das 17:30 horas e já foram registradas mais de dez mil reclamações. Além do Brasil, o erro também atinge outros países da América, como Estados Unidos, México e Argentina.

Apesar disso, o TechTudo testou a rede social e conseguiu acessar normalmente pelo PC e pelo aplicativo para celular. Entramos em contato com a assessoria do Facebook no Brasil, que admitiu o problema, mas garantiu que tudo foi normalizado. "Hoje, mais cedo, algumas pessoas podem ter tido dificuldade para acessar o aplicativo do Facebook devido a um erro de software. O problema foi resolvido e já estamos funcionando normalmente", diz a nota da empresa.

Usuários relatam que não conseguem acessar a página do Facebook — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com reclamações de usuários, o Facebook não abre na versão web. Algumas pessoas relatam a rede social apresenta uma tela branca no computador, embora ainda seja possível acessar o aplicativo para celular. Há ainda quem diga que o site travou durante o uso e, em outros casos, a plataforma apresenta a mensagem de erro "Esta página não está disponível no momento".

Facebook apresenta mensagem de erro para alguns usuários nesta quarta-feira (9) — Foto: Reprodução/Twitter

A falha no Facebook provocou um crescimento nas pesquisas sobre o tema no Google. Segundo dados do Google Trends, plataforma que monitora as buscas na web, na última hora, houve um aumento para as pesquisas "Facebook caiu hoje", "problema no Facebook", "Facebook não abre" e "Facebook fora do ar".

Em casos como esse, normalmente, não ha nada que o usuário possa fazer para corrigir o erro. A única opção é aguardar até que o problema seja resolvido e a rede social volte a funcionar normalmente. Abaixo, veja algumas reclamações de usuários no Twitter:

Veja também: quatro funções odiadas do Facebook

Quatro funções odiadas do Facebook

Quatro funções odiadas do Facebook

Texto em desenvolvimento

Problemas para carregar vídeos no Facebook? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo