Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O registro de uma patente do Facebook indica que o Instagram poderia cobrar uma taxa para que os usuários adicionassem links clicáveis nas legendas de posts do feed. Atualmente, endereços URL digitados nas legendas aparecem como textos comuns, não clicáveis, fazendo com que os usuários tenham que recorrer ao “link na bio” para direcionar seguidores para páginas externas. Apesar do registro, não há como garantir que a função será adotada pela rede social, visto que se trata apenas de uma patente. Inclusive, um porta-voz do Instagram afirmou ao site The Verge que eles não têm planos de lançar a ferramenta, por enquanto.

A descoberta do registro da patente foi feita pelo jornalista Mike Murphy, que publicou a novidade no site Protocol, no último domingo (13). As imagens contidas no documento mostram que o Instagram poderia reconhecer automaticamente quando a legenda apresentasse um endereço URL, identificando termos como “www” ou “http” contidos no texto. Neste momento, um pop-up iria perguntar ao usuário se ele desejaria tornar o link clicável.

Registro de patente mostra que Instagram pode cobrar para usuário adicionar links na legenda — Foto: Reprodução/Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Na imagem de teste, o custo para ativar o link é de “$ 2,00”, não especificando a moeda. No entanto, esse preço é apenas demonstrativo. De acordo com o documento, o valor da taxa será calculado levando em conta algumas variáveis, como o número de seguidores que o usuário possui, por exemplo.

Ainda segundo o documento de registro de patentes, o pagamento poderia ser feito usando Google Pay ou Apple Pay, para que o usuário pudesse realizar a transação sem sair do Instagram e sem precisar digitar dados pessoais, como o número do cartão de crédito.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Seguindo o percurso de publicação, após a aprovação do pagamento, o endereço seria publicado imediatamente com o link. Caso houvesse problemas na transação ou o usuário optasse por não pagar a taxa, a legenda seria publicada nos moldes atuais, no formato de texto comum.

Atualmente, além de direcionar os seguidores para o “link na bio”, os usuários só conseguem compartilhar links para sites externos nos Stories, convidando os amigos a “arrastarem a tela para cima”. Somente contas com mais de 10 mil seguidores possuem o recurso.

Endereço URL seria exibido com link clicável na legenda do Instagram — Foto: Reprodução/Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos

Vale lembrar que o registro de patente do novo recurso não obriga o Facebook a implantá-lo no Instagram. Além disso, a rede social diz não ter planos de adotar a função por enquanto. No entanto, a especulação abre espaço para uma possível atualização no futuro, mesmo que a ferramenta seja gratuita.

Mais do TechTudo