Sistemas operacionais

Por Beatriz Cardoso, do home office


A Apple lança nesta quarta-feira (16) o iOS 14 para todos os iPhones com iOS 13, incluindo modelos a partir do iPhone 6S e a primeira geração do iPhone SE. A atualização traz como destaques a adição de widgets à tela inicial do celular, o lançamento da Biblioteca de Aplicativos, uma espécie de gaveta de apps para facilitar a busca pelos programas instalados no iPhone, e recursos de privacidade para saber quando um app acessa a câmera, microfone ou área de transferência do dispositivo.

A data de lançamento foi anunciada ontem, durante o evento online da Apple que revelou a oitava geração do iPad e a quarta geração do iPad Air, além do novo Apple Watch 6 e do Apple Watch SE, smartwatch com proposta de ser vendido por um valor mais acessível. O download do iPadOS 14 e do watchOS 7 também deve ser liberado hoje. A atualização costuma ser liberada às 14h (horário de Brasília), mas ela atrasou e chegou por volta das 17h20 aos usuários.

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O iOS 14 foi anunciado em junho durante a WWDC 2020, que foi realizada de maneira virtual devido à pandemia de Covid-19. A data de lançamento foi revelada ontem, no mesmo dia em que a Apple liberou a última edição beta do update. O blog especializado Silicon Report alertou no Instagram que é melhor ter cautela com a atualização e esperar cerca de uma semana para baixá-la no smartphone, já que desenvolvedores não tiveram tempo suficiente para testar a versão mais recente. Assim, há o risco de alguns aplicativos não funcionarem ou apresentarem bugs após o update.

De qualquer forma, é imprescindível fazer um backup antes de atualizar o iPhone, para garantir que não perderá algum dado importante durante o procedimento. Também é ideal liberar espaço no celular, deletando arquivos desnecessários e aplicativos que não usa mais, além de verificar se não há nenhuma atualização pendente na App Store.

Como baixar e instalar a atualização do iOS 14?

Para baixar a atualização do iPhone, basta acessar “Ajustes”, ir até geral e seguir para a seção “Atualização de Software”. Na página seguinte são exibidas informações sobre o update do iOS 14, e é preciso selecionar a opção “baixar e instalar” para conseguir a atualização.

Como atualizar o iOS no iPhone e baixar o update mais recente

Como atualizar o iOS no iPhone e baixar o update mais recente

Quais iPhones que receberão o iOS 14?

Os seguintes modelos de iPhone têm compatibilidade com o iOS 14:

Novidades do iOS 14

iOS 14 chega com funções novas — Foto: Reprodução/Apple

Algumas das funções anunciadas pela Apple para o iOS 14 já estavam disponíveis há anos em celulares Android, sistema do rival Google, como widgets na tela inicial e gaveta de aplicativos. Mas o SO da Apple apresenta alguns diferenciais: o Smart Stack é um widget que usa IA para exibir serviços úteis para o usuário, enquanto a App Library reúne os programas instalados no celular em categorias variadas, para facilitar a busca por softwares.

Os recursos focados na privacidade do usuário também chamam atenção. A ferramenta que alerta quando aplicativos acessam dados fez sucesso quando testadores do sistema flagraram vários apps famosos, como Reddit, LinkedIn e TikTok, acessando a área de transferência do smartphone sem permissão. Além disso, a App Store agora exibe as autorizações pedidas por apps antes de instalá-los.

O iOS 14 também inaugura o aplicativo de Tradução e traz melhorias para o iMessages, mensageiro da Apple. O App Clips também estreia no iPhone, com a proposta de serem “pedaços” mais leves de aplicações para usar no celular sem precisar instalá-los. O iOS 14 ainda ganha suporte para players picture-in-picture para assistir a vídeos em uma janela flutuante na tela do smartphone.

iPhone (iOS) vale a experiência? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo