Sistemas operacionais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A Apple liberou nesta quinta-feira (17) mais uma versão de testes do iOS 14 para desenvolvedores. Até o momento, a principal novidade do beta do iOS 14.2 é a inclusão de um botão do Shazam à Central de Controle do iPhone, que permite ao usuário identificar rapidamente músicas que estão tocando no ambiente, sem precisar abrir o aplicativo ou acionar a Siri. Vale lembrar que o Shazam foi comprado pela Apple em 2018, e essa é a primeira integração explícita do app ao sistema desde então.

O reconhecimento de músicas poderá ser capaz de identificar as faixas que estiverem tocando ao redor do usuário e as que forem reproduzidas no alto-falante do celular ou nos fones de ouvido. As informações técnicas da música são exibidas em uma notificação na tela. Um link permite acessar a canção no Apple Music, se ela estiver disponível no streaming.

iOS 14 beta tem integração com o Shazam — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Assim como outros atalhos da Central de Controle, o Shazam poderá ser adicionado manualmente através das configurações do iOS, pelo caminho Ajustes > Central de Controle > Mais Controles. O atalho apresenta o ícone do Shazam e o nome “Reconhecimento de Músicas”.

Shazam identifica música e mostra informações em pop-up no iPhone — Foto: Reprodução/Apple Insider

Outra mudança na Central de Controle é o design do player de música. Os controles foram renovados, deixando mais fácil controlar as conexões com o AirPlay, que agora passam a ser exibidas em uma janela pop-up, e não em tela inteira. O sistema também apresenta sugestões de músicas quando o usuário não estiver ouvindo nada, além de outras opções de podcasts quando um episódio atual chegar ao fim.

Novo player de música da Central de Controle do iPhone no iOS 14.2 beta mostra sugestões para o usuário — Foto: Reprodução/MacRumors

A nova versão do sistema também incluiu a opção “Detecção de Pessoas” ao aplicativo Lupa. O recurso de acessibilidade mostra a distância entre o usuário e outras pessoas, utilizando realidade aumentada para medir o espaço. A função pode ser útil para manter o distanciamento ideal em tempos de Covid-19, mas também pode ajudar pessoas com problemas de visão, por exemplo.

Um pequeno detalhe também pode chamar a atenção dos usuários mais atentos. O ícone do Apple Watch foi atualizado e agora passa a exibir o relógio com a nova pulseira Loop Solo, feita em material único e sem emendas, lançada no último evento Apple junto ao Apple Watch 6 e ao Apple Watch SE. Anteriormente, o app exibia a pulseira esportiva tradicional.

Ícone do Apple Watch no iPhone muda no iOs 14.2 — Foto: Reproduçãp/9to5Mac

A Apple não mencionou quando o iOS 14.2 será disponibilizado ao público, mas a previsão é que a liberação demore um pouco, já que até o momento nem o iOS 14.1 foi lançado para os usuários.

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

iOS realmente vale a pena ou é status? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo