Battle Royale

Por Pablo Paiva, para o TechTudo


Free Fire, Battle Royale da Garena disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS), e para PC (via emulador), é um dos jogos mais populares da atualidade. O jogo possui diversas armas, que vão de lançadores de granada até espadas Katanas. As metralhadoras (Rifles) são as mais escolhidas pelos jogadores durante o loot, pois favorecem o confronto a longa distância. O TechTudo preparou um comparativo entre as principais metralhadoras, suas vantagens e desvantagens. Veja a seguir.

A ilha de treinamento é uma modalidade no Free Fire que jogadores podem treinar subir capa com a M60 — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Metralhadoras são armas com baixa popularidade em jogos de tiro no geral, devido ao seu peso e baixa precisão. Entretanto, quando se trata de Free Fire, essas armas tem um potencial maior, já que sua cadência de tiro é semelhante a dos rifles de assalto, o que faz das metralhadoras boas escolhas dependendo da situação. Além disso, outro fator crucial para a viabilidade dessas armas é que a mobilidade do jogador não é afetada ao portar uma metralhadora.

Atualmente, o jogo possui três metralhadoras: M249, M60 e a Metralhadora – ou Gatling Gun, como é conhecida em outros jogos – sendo esta última restrita a modos de jogo específicos, como o Contra Squad. As metralhadoras são ótimas armas para se utilizar em situações dinâmicas, em que o confronto ocorre simultaneamente contra mais de uma pessoa ou até mesmo em esquadrão. Além disso, essas armas ajudam a dar cobertura para seus companheiros de equipe e a desabilitar veículos.

Informações sobre as metralhadoras de Free Fire

Arma Dano Alcance Precisão Cadência Munição Disponibilidade
M249 57 73 54 59 100 Airdrop
M60 56 65 43 56 60 Em loot
Metralhadora 55 84 79 56 1200 Contra Squad

M249

Obtida através de drops, a M249 possui 100 balas por carregamento — Foto: Divulgação/Free Fire

A M249 pode ser obtida por meio dos airdrops, e é uma das armas mais poderosas do jogo. Além de automática e com coice relativamente baixo, essa metralhadora consegue alcançar longas distâncias. Em contrapartida, a M249 não comporta nenhum equipamento como miras, empunhaduras ou carregadores. Contando com 100 munições de fuzil de assalto, o tempo de carregamento é alto, o que torna a arma balanceada.

M60

Facilmente encontrada pelos mapas, a M60 é a única das metralhadoras que pode receber equipamentos, no caso uma mira — Foto: Divulgação/Free Fire

Já a M60 pode ser facilmente encontrada pelo mapa. A arma possui 60 balas e utiliza munições de fuzil de assalto. Com um recoil um pouco mais alto e alcance semelhante a alguns AR’s, a M60 pode ser utilizada em longas distâncias, tendo a possibilidade de acoplar uma mira. Porém, é recomendado que o usuário dê rajadas curtas, para aumentar a precisão e reduzir o desperdício de munição.

Gatling Gun

A Metralhadora também é popular em outros jogos, geralmente conhecida como Minigun ou Gatling Gun — Foto: Divulgação/Free Fire

Utilizada somente em determinados modos de jogo, a Metralhadora possui 1200 balas. Seu dano é o maior entre as metralhadoras, assim como seu alcance e precisão. Entretanto, ela impõe outras restrições, já que o jogador fica impossibilitado de pular ou correr enquanto faz uso dessa arma. Além disso, a Metralhadora não permite que o player utilize outros armamentos enquanto ela estiver em seu inventário.

Metralhadoras ou Rifles: qual utilizar?

As metralhadoras dividem opinião devido ao coice difícil de controlar. Com o dano semelhante ao dos rifles de assalto, boa parte dos jogadores opta por ter menos munição por cartucho e mais precisão nos disparos. Apesar disso, as metralhadoras podem aparecer de forma situacional, sendo a resposta para aqueles que querem acuar os adversários, fornecer cobertura, e até mesmo atrair a atenção do oponente enquanto o resto do esquadrão atua.

Caso a situação não seja tão específica, os rifles de assalto são mais recomendados, já que seu baixo recoil ajuda a pôr fim nos adversários de forma mais eficaz. Alguns rifles se equiparam às metralhadoras no que diz respeito ao dano e cadência de tiro. Nesse caso, o destaque fica para a Groza, FAMAS e M14.

Groza

Considerado o melhor rifle de assalto a Groza pode ser obtida em airdrops — Foto: Divulgação/Free Fire

Considerada por muitos jogadores como a melhor arma do jogo, a Groza pode ser obtida somente nos drops. O rifle possui uma precisão relativamente boa, mas se destaca na alta taxa de disparos e no dano que consegue infligir a cada tiro.

FAMAS

Com opção de burst fire a FAMAS permite que o usuário tenha mais controle dos disparos — Foto: Divulgação/Free Fire

A FAMAS é uma boa opção para confrontos entre médias e longas distâncias. Devido à sua rajada, que conta com três disparos por vez e facilita a precisão, o rifle é bem útil. Como defeito, o seu dano é baixo se comparado às outras armas da mesma categoria.

M14

Com o maior dano, alcance e precisão entre fuzis de assalto, a M14 é ideal para médias e longas distâncias — Foto: Divulgação/Free Fire

Apesar de dividir opiniões, a M14 é uma opção interessante para quem quer o combate a longa distância. Esse rifle tem o maior dano entre todos os AR’s, porém, se usado de forma automática, o recuo fica mais difícil de controlar. O desperdício de munição deve ser evitado ao máximo, já que outra desvantagem da arma é o fato de o seu pente comportar apenas 15 munições.

Free Fire: torneio Streamers Showdown tem brasileiros na disputa

Free Fire: torneio Streamers Showdown tem brasileiros na disputa

Mais do TechTudo