Jogos de ação

Por Vinicius Lage, para o TechTudo


League of Legends (LoL) é um MOBA da Riot Games disponível gratuitamente para download no PC. O jogo apresenta um mapa com três rotas e a selva (Summoner's Rift). O crossmap (mapa cruzado, em tradução literal) consiste na resposta a uma ação inimiga do outro lado do mapa. Basicamente, se um gank for ocorrer na rota do topo, a ideia é que o time preveja a ação e consiga vantagens do outro lado do mapa. Seja invadindo a selva inimiga, conquistando barricas, abates ou outros objetivos, como o Dragão.

Táticas específicas podem gerar grandes vantagens durante uma partida de League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Algumas ações podem ser prenúncios para uma boa resposta em crossmap. Ondas de tropas sendo empilhadas, por exemplo, podem representar um dive futuro. Ter muitas tropas em cima da torre colabora com a troca de alvos e facilita a permanência se o time obtiver sucesso. Ao reconhecer uma ação de um lado do mapa, aja antes que ela ocorra para que possa tirar maior vantagem do tempo de preparo da mesma.

O termo é especialmente difundido com os Caçadores. Com maior mobilidade por estarem andando pelo mapa, a resposta a objetivos ou invasões do outro lado do mapa se torna frequente. É importante ter noção da força dos oponentes. Seus parceiros precisam pressionar ao menos um pouco suas rotas, para manter os adversários nelas e não poderem antecipar os movimentos.

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

Para uma melhor leitura de mapa, entenda o estado do jogo e saiba quando lutar e ceder objetivos. Caso esteja atrás e um time se posicione para pegar um Arauto do Vale ou Dragão, coordene com seu time para conseguir uma torre. A obtenção de dinheiro em troca de objetivos é essencial para manter-se no jogo. Graças a comunicação entre os jogadores, é muito comum ver o crossmap ocorrer em partidas do cenário competitivo.

Via Maynah

Mais do TechTudo