Video game

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O PlayStation 5 (PS5) tem retrocompatibilidade limitada aos jogos de PS4 e não oferece suporte para rodar títulos de PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3. A confirmação da limitação veio por Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, em entrevista concedida ao site da Famitsu, publicação especializada em games do Japão, nesta quinta-feira (17).

Segundo o executivo, no processo de desenvolvimento do novo console, os esforços foram direcionados para o desenvolvimento de tecnologias e novas capacidades. A fabricante escolheu manter apenas a compatibilidade com o PS4 como essencial em virtude da base instalada de mais de 100 milhões de unidades da plataforma.

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Jim Ryan explica que o esforço necessário para tirar do papel funcionalidades, como o SSD de alta velocidade e o controle DualSense, tornou impossível a implementação de um programa de suporte a jogos das três primeiras gerações dos consoles da Sony. A empresa garante apenas compatibilidade com 99% dos jogos de PS4.

Independente das razões, a estratégia difere bastante da usada pela Microsoft, que conta com uma iniciativa de retrocompatibilidade desde 2015 para Xbox One. O programa, que permite rodar jogos de Xbox 360 no One com melhorias de performance e gráficos, também chega aos novos Xbox Series S e Series X.

Retrocompatibilidade do PS5 fica limitada a 99% do catálogo de jogos do PS4 — Foto: Divulgação/Sony

A má notícia já era aguardada por fãs interessados em poder curtir jogos das gerações antigas em seus novos consoles. Além de rumores indicando que o PS5 não seria capaz de reproduzir jogos anteriores ao PS4, o próprio silêncio da Sony em torno da funcionalidade sugeria que o PS5 não iria aceitar jogos de seus antecessores.

No momento em fase de encomenda no Brasil, o PS5 pode ser encontrado a R$ 4.499 na edição sem leitor de discos e por R$ 4.999 na opção com drive de Blu-Ray.

Alguma previsão para o PS5 no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo