Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


A Sony informou ao mercado nesta terça-feira (15) o fim da operação envolvendo TVs, câmeras e aparelhos de áudio no Brasil. Os produtos serão vendidos até meados de 2021, e a marca afirmou que o suporte aos clientes continua funcionando no país. Dessa forma, modelos como o fone top de linha WH-1000XM4 e as TVs ideais para Playstation, como a recém-lançada Z8H terão suas vendas oficiais encerradas no ano que vem.

A fabrica da empresa em Manaus também deixará de funcionar no próximo ano, mas alguns segmentos seguem no Brasil – entre eles o de games, garantindo a chegada do Playstation 5 (PS5) por aqui. Vale lembrar que a decisão ocorre pouco mais de um ano depois que os smartphones Xperia saíram do mercado doméstico.

TVs, câmeras e produtos de áudio da Sony saem de cena no Brasil; mudança não afeta chegada do PS5 — Foto: Divulgação/Sony

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O console de nova geração, rival direto do Xbox Series X, ainda não teve uma data de lançamento confirmada. Apesar disso, a expectativa é de que o videogame venha ao Brasil até o final do ano. Seu preço global, entretanto, deve ser revelado na próxima quarta-feira (16), em transmissão ao vivo no YouTube da Playstation às 17h, horário de Brasília.

Ao TechTudo, a assessoria da Sony afirmou que a produção dos produtos Playstation já não é feita no Brasil há algum tempo, portanto, a saída da marca do mercado nacional não irá afetar a venda do console por aqui, assim como seu preço.

Sony WH-1000XM4, top de linha da marca no segmento de fones over-ear, também deixará de ser vendido no Brasil — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

A respeito dos funcionários que atuam na fábrica, a assessoria afirmou que a marca está "tomando todas as medidas necessárias" para "garantir todos os direitos, o melhor tratamento e cuidados especiais aos seus colaboradores".

Não é a primeira vez que a Sony deixa o mercado brasileiro. Em abril de 2019 a companhia parou de vender os seus smartphones Xperia nas Américas do Sul e Central, além do Oriente Médio. A saída foi acelerada naquele momento por conta do prejuízo registrado ao fim do ano fiscal de 2018. Dessa vez, em nota, a empresa afirmou ter "considerado o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios".

Já sabe tudo sobre o PS5? Veja o que vem aí com o novo console:

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Confira a nota da Sony na íntegra:

"Informamos que o Grupo Sony decidiu fechar a sua fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil Ltda, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios. A decisão visa fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo.

Comunicamos ainda que a Sony continuará mantendo sua operação local para oferecer todo suporte ao consumidor para os produtos sob a sua responsabilidade comercial de acordo com as leis aplicáveis e sua política de garantira de produtos.

Importante esclarecer que os demais negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Soluções Profissionais, Music e Pictures Entertainment) continuarão a manter sua forte atuação no mercado local.

São 48 anos de história no Brasil e nessa trajetória, agradecemos pela relação de confiança construída ao longo de todo tempo com a nossa forte parceria.

Ficamos à disposição para agendar reunião para podermos compartilhar e detalhes os próximos passos dessa trajetória.

Confiantes em poder contar com sua compreensão, agradecemos antecipadamente pela sempre pronta atenção e colaboração com a Sony Brasil."

Qual a melhor Smart TV? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo