Por TechTudo, do home office


A segunda edição do Melhores do Ano do TechTudo começa neste mês. A premiação busca definir os melhores celulares, apps, games e eletrônicos de 2020, a partir da avaliação de um grupo de jurados especializados em tecnologia e na opinião do público, que pode votar em todas as categorias. Nos próximos dias, anunciaremos os finalistas: Celular Top de Linha, Celular Custo-Benefício, TV, Notebook, Fone de Ouvido, Caixa de Som e Jogo do Ano. Entenda como funciona a premiação.

Os resultados serão divulgados no dia 30 de outubro. Revelamos nesta terça-feira (13) os cinco candidatos a prêmio de App do Ano, além de apresentarmos o time de avaliadores e critérios de análise.

Melhores do Ano premiará o aplicativo de maior relevância em 2020 — Foto: TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

2020 fez com que as pessoas se voltassem para plataformas digitais devido ao isolamento social provocado pela pandemia. É fato que os apps para Android e iPhone (iOS) quebraram um galho com seus serviços quando ninguém podia sair de casa: segundo a consultoria especializada em mercado mobile App Annie, o tempo de usuários em aplicativos para celular cresceu 20% no primeiro trimestre. Para eleger o app do ano, aquele que se destacou em tal momento difícil, o júri escolhido pelo TechTudo seguirá os seguintes critérios:

  1. Relevância no ano
    Como a funcionalidade do aplicativo ajudou usuários em 2020? Critério leva em conta qual app teve maior repercussão em redes sociais e nas mídias tradicionais.
  2. Feedback de usuários
    Opiniões dos usuários a respeito dos apps, incluindo comentários nas lojas Google Play Store e App Store.
  3. Número de downloads
    Quantidade de instalações dos aplicativos nas lojas Google Play Store e App Store, em comparação com outros apps do mesmo segmento.
  4. Entrega do serviço ou função
    O aplicativo entrega o serviço proposto da melhor forma? Avaliação sobre a qualidade das funções oferecidas pelo app.

Finalistas

Os seguintes aplicativos que concorrem pelo título de app do ano:

  • Dados do Bem
    O Dados do Bem facilitou a autoavaliação de Covid-19 e permitiu o estudo da propagação da doença no país, monitorando número de casos e o local de focos de contaminação.
  • Rappi
    A pandemia fez com que as pessoas trocassem a ida ao mercado pelo delivery, e o Rappi se tornou mais necessário do que nunca por entregar diversos tipos de produtos sem sair de casa.
  • TikTok
    O TikTok apareceu como válvula de escape durante o isolamento social, como uma opção para criar conteúdos de vídeo variados ou simplesmente para se distrair com clipes engraçados.
  • Vakinha
    Vakinha e mais serviços de financiamento coletivo ficaram em evidência com a pandemia, como uma oportunidade de oferecer ajuda para iniciativas de sua escolha durante a crise.
  • Zoom
    Dentre tantas plataformas de chamada de vídeo, o Zoom foi o que caiu nas graças do público, subindo no ranking de downloads em lojas de aplicativos no mundo todo.

App do Ano: TechTudo elege o melhor aplicativo de 2020 — Foto: Reprodução/TechTudo

Avaliadores

O TechTudo selecionou cinco jurados especialistas em tecnologia para avaliarem os aplicativos finalistas e definir qual deve ser o app do ano.

  • Beatriz Cardoso
    Editora de Apps do TechTudo
  • Bruno De Blasi
    Repórter no Tecnoblog
  • Joyce Macedo
    Editora do TecMundo
  • Karina Tronkos
    Desenvolvedora e UI/UX designer
  • Murilo Tunholi
    Analista Editorial de Informática e Games no Zoom & Buscapé

Votação Popular

Além dos jurados convidados, este ano, queremos saber a sua opinião sobre os aplicativos que mais se destacaram em 2020. Clique aqui e VOTE no melhor app. O mais votado receberá o título de "App do Ano — Voto Popular".

Mais do TechTudo