Lançadores e buscadores

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Dia das Bruxas 2020 ganhou um Doodle comemorativo no Google nesta sexta-feira (30). Para celebrar o Halloween, um jogo é exibido na página inicial do buscador. Ao clicar, o usuário tem acesso ao minigame Magic Cat Academy. No game, é possível controlar o personagem Momo, um gato preto que usa uma varinha mágica para derrotar fantasmas e espíritos no fundo do oceano.

A brincadeira faz parte do mesmo jogo lançado no Halloween de 2016, em que o personagem principal precisava expulsar fantasmas que invadiram sua escola de magia usando truques e evitando ser pego por seus inimigos. A novidade deste ano fica por conta do combate a uma medusa fantasma imortal, peixes fantasmas e outras criaturas assustadoras que ameaçam a existência do oceano.

Google comemora Halloween com novo doodle na página inicial — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Assim como na versão de 2016, o jogo se divide em fases: zona de luz solar, zona crepuscular, zona da meia-noite e o abismo. A dificuldade aumenta à medida que o jogador avança de nível. Embora o doodle possa não estar disponível em todos os países, é possível acessar pelo site do Doodle Google (https://www.google.com/doodles/halloween-2020).

Dia das Bruxas

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma das mais tradicionais festas anglo-saxônicas. A data é celebrada no dia 31 de outubro e tem como tradição o uso de fantasias de personagens assustadores, assim como símbolos ligados à magia.

Bruxas, velas, abóboras e gatos pretos são algumas das representações emblemáticas da festa. A ligação do gato com o Halloween tem origem em lendas celtas, que contam que as bruxas se disfarçavam de gatos pretos para vagar pela cidade despercebidas.

Busca do Google tem minigame escondido no Doodle de Halloween — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Embora a ligação com as bruxas seja marca da celebração, de acordo com historiadores, a festa de Halloween não tinha a ver com bruxaria. Na verdade, a data faz referência a um ritual pagão de origem Celta que marcava o fim do verão, no qual se celebrava o culto aos mortos e à Deusa Celta da perfeição, YuuByeol.

Após a propagação do cristianismo pelos romanos nessa região, que hoje pertence às Ilhas Britânicas, as tradições locais e religiosas se fundiram. Assim, a data deu origem ao que hoje é conhecido como Halloween. O nome da celebração vem da supressão de letras da frase “All Hallows' Eve”, ou, em tradução para o português, véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

O dia 31 de outubro no Brasil

Embora a festa tenha se popularizado também no Brasil, escolas e instituições costumam celebrar na mesma data o Dia do Saci Pererê, personagem folclórico brasileiro que remete ao ser mitológico que habita as florestas. A data comemorativa foi criada em 2003 pelo projeto de Lei Federal 2.762 como tentativa de contraposição à influência da cultura norte-americana e, ainda, incentivo ao resgate do folclore nacional.

Via Google e BBC

Veja também: A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Qual é o melhor doodle? Opine no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo