Redes sociais

Por Beatriz Cardoso, do home office


O Facebook Stories "desapareceu" nesta quinta-feira (8) da página inicial da rede social. A seção, disponível logo ao abrir a plataforma, permite ver publicações efêmeras disponíveis por até 24 horas no aplicativo e no site do Facebook. Contudo, ao acessar a rede social, os posts dos outros usuários não aparecem, e a única opção disponível na seção é criar um novo Stories.

Em testes, o TechTudo constatou que as publicações de Stories de outros usuários não aparecem no site para PC, nem no Facebook Lite e no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) por volta das 16h (horário de Brasília). Procurado pelo TechTudo, um porta-voz do Facebook informou "Hoje, mais cedo, algumas pessoas podem ter tido dificuldade em visualizar os Stories no Facebook devido a uma alteração de código. A questão já foi resolvida."

Como usar o Facebook Stories no computador

Como usar o Facebook Stories no computador

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ao abrir o Facebook no celular ou no computador, não é possível visualizar os Stories de outros usuários. Em vez disso, a plataforma oferece apenas a opção "criar um story", como se nenhum amigo da rede social tivesse feito publicações ainda. A ferramenta para fazer Stories novos continua funcionando normalmente, mas os posts de usuários não aparecem na seção.

Provável bug faz com que stories de outros usuários não apareçam no Facebook — Foto: Reprodução/TechTudo

O TechTudo conseguiu publicar um Stories com sucesso e a publicação obteve visualizações e reações de outros usuários da rede, o que indica que o provável bug não atinge todos no Facebook. Não foi possível determinar algum padrão para quem os Stories sumiram, já que verificamos acontecer com diferentes contas em plataformas variadas. A falha deixou alguns usuários confusos:

A ferramenta de Stories, adicionada ao Facebook em 2017, divide opiniões entre usuários. A opção de publicações efêmeras com prazo de validade de 24 horas começou no Snapchat e logo se espalhou para outras plataformas, como Instagram, WhatsApp, LinkedIn, YouTube e até mesmo no Twitter, com os Fleets.

O Facebook voltou a ficar em alta nesta semana, ainda, com o lançamento da função Avatares. O recurso permite criar uma caricatura baseada na sua aparência, e usá-la como figurinhas no Messenger e em conversas da rede social. A novidade virou memes e provocou comparações com o Buddy Poke, do falecido Orkut.

Facebook Stories não aparece mais; como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo