Lançadores e buscadores

Por Beatriz Cardoso, do home office


O Web Stories do Google, versão da empresa dos posts curtos populares em redes sociais, chega nesta terça-feira (6) para a seção Discover, disponível no aplicativo do buscador para celulares Android e iPhone (iOS). As histórias informativas são dispostas em formato de carrossel na área de conteúdo recomendado pelo Google segundo os interesses do usuário. A novidade está disponível a partir de hoje no Brasil, Estados Unidos e Índia, e a empresa tem interesse em expandir o alcance da ferramenta para outros países no futuro.

Google impulsiona exibição de Stories no buscador para mais usuários — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os Web Stories podem ser acessados a partir de um carrossel inaugurado hoje na seção Discover do aplicativo de busca. A escolha da localização das postagens é estratégica, já que o Google alega que o Discover tem mais de 800 milhões de usuários todos os meses.

A navegação pelos Stories do Google funciona de maneira semelhante ao post nas outras redes sociais: basta tocar sobre a publicação para exibi-la em tela cheia, e pressionar ou deslizar para a direita para avançar até a próxima postagem.

Carrossel de Web Stories aparece no aplicativo do Google — Foto: Divulgação/Google

Além do carrossel no Discover, é possível encontrar os Web Stories ao fazer pesquisas no Google em celulares. Segundo a empresa, mais de 2 mil sites já indexaram posts do tipo no buscador.

Para incentivar a produção do novo formato de postagem, o Google estabeleceu parceria com criadores de conteúdo no Brasil, Estados Unidos e Índia. O TechTudo e outros veículos da Editora Globo participaram da iniciativa, e é possível conferir alguns Web Stories nossos na busca do Google.

TechTudo tem Web Stories na busca do Google — Foto: Reprodução/TechTudo

A companhia também sugere ferramentas para interessados, como o editor do Wordpress e a plataforma Make Stories, além de reunir dicas para a produção pelo site "stories.google" (sem aspas).

Chrome some com favoritos; o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Mais do TechTudo