Lançadores e buscadores

Por Beatriz Cardoso, do home office


A busca do Google ganhou, nesta quinta-feira (15), a função de reconhecer alguma música cantarolada ou assoviada pelo usuário, mesmo que ele não saiba a letra. Para usar o recurso, basta acessar a pesquisa por voz e perguntar "qual é a música", seguido pelos sons da melodia.

O app, então, exibe as canções correspondentes, e permite conferir informações como cantor e álbum, além de conferir a letra. O recurso está disponível no celular a partir da pesquisa, da Google Assistente e do aplicativo do Google em português para Android. Por enquanto, a ferramenta no iPhone (iOS) funciona apenas em inglês.

Google agora deixa pesquisar por músicas cantarolando sem letra — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A busca do Google usa inteligência artificial (IA) para reconhecer o trecho de 10 a 15 segundos captado pelo celular. O machine learning empregado pelo Google também funciona com gravações e com letras de música, então a ferramenta é uma espécie de junção do Shazam ao Soundhound, já que é possível simplesmente dar play em uma canção desconhecida ou assoviá-la sem saber a letra.

O recurso pode ser ativado a partir do ícone de microfone da barra de pesquisa, ou pelo comando "que música é essa?" na Google Assistente. À medida que o usuário cantarola a música, a tela indica o volume de áudio, até encontrar uma canção correspondente ao som detectado. Depois, o usuário pode selecionar a música correta, acessar a letra e ouvi-la em algum aplicativo a partir dos comandos do Google.

Nova função do Google reconhece música mesmo sem saber letra — Foto: Reprodução/TechTudo

Mais novidades para apps do Google

A novidade foi anunciada durante o Search On 2020, evento criado pela empresa com o objetivo de exibir os avanços de IA nos produtos da companhia. O Google também aproveitou a ocasião para apresentar funções inéditas para o Google Lens, aplicativo de câmera inteligente.

A ferramenta visual agora deixa fazer compras, reconhecendo um produto presente em alguma foto na Internet. O usuário deve pressionar o item para ativar a busca, que sugere objetos semelhantes e informa os valores online.

O Google Lens também ganhou um recurso para detectar equações de matemática, química, biologia e física e mostrar a solução dos problemas. O aplicativo tem ainda mais funções para auxiliar nos estudos em casa, como mexer em modelos em 3D de células, esqueletos ou da tabela periódica para um aprendizado mais imersivo.

Google Lens resolve contas de matemática e mostra solução — Foto: Divulgação/Google

O Google Maps, aplicativo de mapa e GPS, também inaugurou recursos voltados para a segurança das pessoas durante a pandemia de Covid-19. O recurso para conferir a lotação dos lugares em tempo real foi expandido para mais estabelecimentos, como praias, parques e supermercados, e será possível conferir esses dados em breve logo no mapa na hora de traçar uma rota.

Ao buscar negócios no Google Maps, o aplicativo passará a exibir informações de higiene e segurança promovidas pelo lugar, como a aferição de temperatura de clientes ou se o uso de máscara facial é obrigatório.

Google Maps avisa em tempo real como está a lotação dos estabelecimentos e medidas de segurança — Foto: Divulgação/Google

Via Google

Resultados de pesquisas do Google mudando, como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Mais do TechTudo