Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O iPhone 13 pode chegar ao mercado sem nenhum conector ao redor, num suposto movimento da Apple para ter um celular completamente sem fio – inclusive na hora de recargar ou transferir dados. A possibilidade foi divulgada nesta semana pelo blogueiro Jon Prosser, que tem o histórico de antecipar novidades da empresa da maçã.

A Apple foi a primeira grande empresa a eliminar a tradicional saída para fones de ouvido. Lançamento deste ano, a linha do iPhone 12 conta ainda com o ecossistema MagSafe de acessórios que ficam plugados na traseira dos aparelhos por ímãs. Já a introdução da tecnologia e-SIM ainda no iPhone XS eliminou a necessidade de um chip telefônico físico.

Ecossistema em torno do MagSafe para iPhones seria peça fundamental para Apple lançar iPhone 100% sem fio — Foto: Divulgação/Apple

Espera-se que a Apple lance quatro iPhones 13 em 2021, a exemplo da linha atual, que estreou em outubro. Ao menos um desses aparelhos teria design completamente sem fio. O smartphone dependeria de carregador sem fio e usaria apenas funções sem fio (4G/5G, NFC, Wi-Fi e Bluetooth) para se comunicar. Não haveria, portanto, a possibilidade de trocar o chip telefônico.

Outro detalhe que reforçaria a aposta é o fato de que a Apple teria condições de tirar proveito de um ecossistema de acessórios MagSafe para iPhone e que deve amadurecer dentro dos próximos meses.

Além disso, a Apple tem histórico em surpreender com mudanças radicais, como a eliminação da saída de fones de ouvido no iPhone 7 e de carregadores e fones de ouvido na caixa dos iPhone 12.

Lançado em 2019, Meizu Zero foi o primeiro smartphone sem botões e nenhuma interface — Foto: Divulgação/Meizu

As vantagens do design sem fio ficam por conta da construção do aparelho, que pode ser mais sólida e oferecer proteção muito maior contra poeira e água, além da economia de espaço interno que pode ser destinado a bateria maior e mais tecnologia. As desvantagens têm a ver com as limitações das conexões 100% sem fio, além de questões de desgaste de bateria que tende a ser acentuado com carregadores wireless.

Ideias de celulares sem portas ou botões não são novas, mas as tentativas até aqui resultaram em jogadas de marketing, como na versão comercial do Meizu Zero, aparelho que não tem botões e nenhuma porta ou interface. Projetos de Samsung e Xiaomi em torno de aparelhos que são só tela também indicam que um futuro completamente sem fio está na alça de mira de outros fabricantes.

Como usar o picture-in-picture (PiP) no iPhone com iOS 14

Como usar o picture-in-picture (PiP) no iPhone com iOS 14

Com informações de Tom’s Guide, PhoneArena, HypeBeast e TechRadar

Mais do TechTudo