Por Marcelo Villela, para o TechTudo


Em Valorant, os jogadores podem utilizar 18 armamentos diferentes, que estão divididos em sete categorias: armas leves, submetralhadoras, fuzis, fuzis de precisão, metralhadoras, faca e escopetas. Porém, não é sempre que o usuário consegue comprar bons equipamentos.

É importante estudar e entender como funciona o sistema de economia no FPS. É essencial, por exemplo, saber quais são os benefícios de economizar créditos em algumas rodadas. Conheça, nas linhas a seguir, as melhores armas e como controlar melhor o dinheiro no jogo de tiro da Riot Games. Vale lembrar que Valorant está disponível para download grátis no PC.

Acabou de baixar Valorant? Veja dicas que todo o iniciante deve saber

Acabou de baixar Valorant? Veja dicas que todo o iniciante deve saber

Melhores armas

Valorant tem diferentes tipos de armas que devem ser compradas no decorrer das rodadas — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

É válido ressaltar que, apesar da listagem, a preferência pelos armamentos varia de jogador para jogador. No geral, não há muitas divergências nas várias listas de ranking espalhadas pela Internet: geralmente as opiniões são diferentes nos tiers B e C, por exemplo. Porém, as armas Phantom, Vandal, Operator normalmente dominam os primeiros lugares desde o lançamento do jogo. A seguir, entenda os tiers e veja a tabela com as classificações:

Tier S

Essa divisão é marcada pelas melhores armas do jogo. Essa afirmação é baseada no fácil manuseio, dano, precisão e potencial de tiro em combates, por exemplo. Normalmente, os armamentos desse tier são os mais buscados pelos jogadores quando há dinheiro sobrando.

Tier A

As armas dessa divisão são igualmente poderosas. Elas são opções mais baratas para jogadores que não possuem créditos para os equipamentos do ranque S. A metralhadora Spectre, por exemplo, é bastante utilizada em rounds econômicos devido ao seu custo-benefício.

Tier B

Aqui estão os armamentos considerados opcionais. Essas armas são boas escolhas em momentos específicos, mas ainda estão em desvantagens em relação aos equipamentos das divisões anteriores. Os jogadores precisam conhecer bem as armas do tier B para conseguirem ajudar o time com eficiência.

Tier C

Essa divisão, em relação aos outros tiers, é considerada "inferior". As armas do ranque C raramente são boas escolhas, ou seja, o desempenho pode não ser o melhor possível. Naturalmente, ao longo da partida, os jogadores optam por opções superiores.

Armas - Tier List

Tier S Tier A Tier B Tier C
Operator Spectre Shorty Guardian
Phantom Judge Bulldog Frenzy
Vandal Sheriff Bucky Faca
Ghost Classic Marshall
Odin Ares
Stinger

Economia

Por que economizar?

Valorant é um FPS 5x5 tático gratuito disponível para PC — Foto: Divulgação/Riot Games

Assim como acontece em Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), em Valorant os jogadores passam por uma fase de compras no início do round. Você pode utilizar os créditos para adquirir armadura, habilidades e armas. Dessa forma, é preciso entender como o sistema de economia do game funciona, porque esse conhecimento favorece uma leitura de jogo elaborada. Por exemplo: é possível verificar quanto dinheiro acumulado os inimigos possuem, então se torna mais fácil prever quais armamentos eles comprarão.

Para manter um ritmo satisfatório na economia da partida, alguns times preferem realizar o chamado "Round Eco" — abreviação de "Round Econômico" — nos dois primeiros rounds. Essa ação permite que a equipe divida melhor seus créditos durante os rounds seguintes. Para exemplificar: às vezes é interessante, no começo da partida, comprar pistolas ou escudos leves para favorecer a questão econômica no futuro. Com uma economia saudável, o time estará apto a se equipar com armamentos, armaduras e poderes superiores.

Como funciona o sistema?

Cada jogador começa o round com 800 créditos para gastar em Valorant — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

No início do round, cada jogador possui 800 de crédito para gastar. Porém, conforme a partida avança, é possível acumular créditos ao abater inimigos ou ao vencer ou perder rodadas. Dessa forma, a divisão do dinheiro funciona da seguinte maneira:

  • Abate: 200 créditos;
  • Vitória: 3000 créditos;
  • Derrota: 1900/ 2400/ 2900 créditos (depende de quantos rounds seu time perdeu);
  • Armar a Spike: 300 créditos.

No caso das derrotas, os créditos são distribuídos dessa forma: ao perder um round o time ganhará 1900 créditos, ao perder dois receberá 2400 créditos e ao perder três obterá 2900 créditos. Assim, a partida se mantém equilibrada, ou seja, por mais derrotas acumuladas que uma equipe tenha, ela ainda será capaz de comprar bons armamentos e proteção no decorrer das rodadas.

Quando gastar (ou não)?

Armas no Valorant: veja as melhores e entenda a economia para jogar bem — Foto: Divulgação/Riot Games

Saber a hora de gastar (ou não) seus créditos na loja é importante. Quando sua equipe conta com vitórias acumuladas, é uma boa hora para desembolsar o dinheiro em itens mais poderosos, que garantirão sua segurança nos próximos rounds. Veja, na listagem abaixo, bons momentos para comprar armamentos ou economizar créditos:

Quando gastar?

  • Quando sua equipe conta com muitas vitórias. Nesse momento, é provável que todos os membros do time consigam comprar armamentos e proteções mais fortes. Aproveite a vantagem sobre os adversários, que estarão com equipamentos leves;
  • Se for para colaborar com o time. Caso você tenha muito crédito acumulado, compre equipamentos leves ou médios para quem estiver precisando. Essa tática ajuda na construção de uma economia saudável ao longo dos rounds;
  • No último round antes da troca de lados. Quando os atacantes estão prestes a virar defensores e vice-versa, o game zera os créditos de todos os jogadores. Por essa razão, não há motivos para guardar o dinheiro.

Quando não gastar?

  • Nos dois primeiros rounds, o ideal é economizar. A primeira rodada, por exemplo, é tradicionalmente marcada pelo duelo de pistolas;
  • Quando a economia do time não estiver similar. Nesse cenário, o recomendado é que todos economizem créditos;
  • Quando, em caso de vitória, o time roubou algumas armas inimigas. Dessa forma, basta passar o armamento para aqueles que não possuem dinheiro para bons equipamentos.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia Valorant, patrocinado pela Riot.

Mais do TechTudo