Áudio e vídeo

Por Aline Batista, do home office


O YouTube se tornou a plataforma de vídeos preferida dos brasileiros e atualmente é acessado por 105 milhões de pessoas por mês no país. A quarentena provocada pela pandemia de coronavírus causou diversos impactos na forma como os usuários assistem a vídeos e foi um dos responsáveis por esse aumento de relevância da plataforma. Além disso, 91% das pessoas aumentou o tempo gasto no serviço durante esse período.

Os dados foram divulgados na última quinta-feira (5) durante a sexta edição do evento Brandcast. Essa foi a primeira vez que o YouTube revelou informações sobre o consumo de vídeos no Brasil. Vale ressaltar que a pesquisa Why Video foi encomendada à Talkshoppe pelo Google e realizada em agosto de 2020. O levantamento contou com a participação de mais de 2 mil entrevistados em todo o país.

YouTube se tornou a plataforma de vídeo que os brasileiros não podem viver sem, diz pesquisa — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a pesquisa, o YouTube se consolidou como a plataforma de vídeo que os consumidores não podem viver sem. O levantamento considerou TVs aberta e a cabo, players famosos do mercado e redes sociais, incluindo Netflix, Instagram, Facebook e TikTok. Nesse sentido, os brasileiros apontaram o YouTube como o serviço preferido.

A pesquisa também revelou que a quarentena provocou mudanças na forma como as pessoas assistem a vídeos. Com mais tempo em casa, 91% dos brasileiros passou mais tempo navegando na plataforma e 54% dos entrevistados pretende usar ainda mais o serviço.

Outro recorde quebrado durante a pandemia foi o número de canais com mais de um milhão de inscritos no Brasil, que ultrapassou a marca de 1.800. Além disso, as pessoas começaram a usar mais a TV para assistir a vídeos no YouTube. Atualmente, mais de 40 milhões de brasileiros consomem conteúdos da plataforma pela TV e o tempo de exibição cresceu 120% em relação a 2019.

Consumo de vídeos do YouTube na smart TV aumentou durante a quarentena — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Por fim, os usuários brasileiros também revelaram seus vídeos preferidos para assistir na plataforma. Entre os entrevistados, 79% procurou conteúdos relacionados a bem-estar, o que gerou um aumento de mais de 40% na média global de visualizações diárias de vídeos sobre meditação. Além disso, 78% utilizou o YouTube para entretenimento, principalmente por conta do fenômeno das lives de música. Muitos usuários também aproveitaram os conteúdos para aprender ou desenvolver novas competências, como culinária e jardinagem. Inclusive, 52% dos entrevistados revelou ter aprendido algo novo pelo YouTube e disse que pretende manter essa habilidade.

Veja também: como colocar vídeo do YouTube nos Stories do Instagram

Como colocar vídeo do YouTube nos Stories do Instagram

Como colocar vídeo do YouTube nos Stories do Instagram

Novos conteúdos do YouTube Originals

Além de revelar dados exclusivos sobre o consumo de vídeos na plataforma, o YouTube aproveitou o evento Brandcast 2020, para anunciar a chegada de novos conteúdos originais. O YouTube Originals foi lançado no Brasil em 2019, trazendo séries e filmes exclusivos estrelados pelos criadores mais famosos do site.

Série do Whindersson Nunes para YouTube Originals vai ganhar nova temporada — Foto: Reprodução/YouTube

Em 2021, os usuários poderão assistir gratuitamente a quatro novas produções na plataforma, são elas:

  • Futuro Ex-Porta: um reality show que vai escolher o próximo humorista integrante do canal Porta dos Fundos. O conteúdo estava previsto para este ano, mas precisou ser adiado por conta da pandemia;
  • Whindersson Nunes - Próxima parada 2ª Temporada: na nova temporada da série, o humorista e seus amigos vão embarcar em uma viagem por lugares pouco conhecidos do Brasil;
  • Galinha Pintadinha Mini 3ª Temporada: o especial infantil promete entreter e educar as crianças. O conteúdo também estará disponível no YouTube Kids;
  • The Beat Diaspora (Kondzilla): esse é o primeiro conteúdo musical do YouTube Originals do Brasil e estará disponível no canal do Kondzilla. O documentário em formato de série vai falar sobre os diferentes gêneros musicais do Hemisfério Sul.

YouTube não carrega vídeos? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo