Jogos de estratégia

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A pré-temporada 2021 do League of Legends (LoL) começou com Patch 10.23, lançado na quarta-feira (11), e trouxe o fim da Redução do Tempo de Recarga (RTR), ou Cooldown Reduction (CDR), e a entrada da Aceleração de Habilidade (AH). Segundo a Riot Games, a Aceleração de Habilidade será mais flexível, facilitará o balanceamento e aumentará a variedade de builds utilizadas pelos jogadores. Entenda, a seguir, o que é Aceleração de Habilidade e saiba como a converter para CDR.

Veja as diferenças entre Aceleração de Habilidade e Redução do Tempo de Recarga — Foto: Divulgação/Riot Games

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Antes de falar sobre Aceleração de Habilidade, é importante lembrar o que era Redução do Tempo de Recarga (RTR) e seus problemas em geral. No League of Legends (LoL), as habilidades têm um intervalo de tempo para que elas possam ser utilizadas novamente. Esse intervalo varia de habilidade para habilidade e de campeão para campeão. A RTR diminuía esse intervalo em até 40% e poderia ser adquirida por itens na loja, como Força da Trindade e Eco de Lúden, e ter um pequeno acréscimo com o uso de runas específicas, chegando a 45%.

A RTR tinha um problema por ser exponencial. Em resumo, 50% de RTR daria para o campeão 100% a mais de conjuração de habilidades. Esse tipo de sistema poderia tornar o jogo bastante quebrado caso não existisse o limite de 40% ou 45% com as runas. Isso também fazia com que a maioria dos campeões tivessem builds baseadas em itens iniciais que tivessem RTR com o objetivo de chegar ao limite máximo o quanto antes e aproveitar de seu valor, existindo pouca variedade nos itens.

A Aceleração de Habilidade chega para resolver os problemas que haviam na RTR. Ela deixa de ser exponencial e passa a ser mais linear, semelhante ao sistema já presente no LoL para adquirir status como Dano de Ataque e Poder de Habilidade. Isso significa que, diferente da RTR, cada aumento de AH terá o mesmo impacto. Ou seja, 10 de AH dará 10% a mais de conjurações, 20 de AH dará 20% a mais de conjurações, e assim por diante.

Por não ser problemática como a Redução de Tempo de Recarga, a Aceleração de Habilidade não precisa de um limite. Além disso, por ela não ser tão valiosa quanto a RTR, não valerá a pena comprá-la em enormes quantidades no jogo. Isso fará com que as builds dos jogadores sejam muito mais variadas do que antes e também facilitará o balanceamento do game, visto que bastará aumentar ou diminuir seu impacto, dependendo da necessidade.

Na tabela abaixo, confira a conversão, em valores aproximados, dos números antigos da Redução de Tempo de Recarga para os atuais da Aceleração de Habilidade:

Comparação: Redução do Tempo de Recarga x Aceleração de Habilidade

Redução do Tempo de Recarga Aceleração de Habilidade
10% 10
20% Cerca de 25
30% Cerca de 40
40% Cerca de 70
50% 100
60% 150
Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Mais do TechTudo