Roteadores

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Huawei começou a vender o novo Huawei Wi-Fi AX3, roteador Wi-Fi 6 da marca, no Brasil. O produto chega com o padrão mais recente de conexão sem fio, prometendo triplicar a velocidade da Internet em relação a dispositivos com o Wi-Fi 5. O modelo vem ainda com processador dual-core, recursos como acesso rápido à rede, via NFC, e configuração simples por meio do aplicativo AI Life, da própria fabricante. Seu preço no mercado brasileiro é de R$ 599.

Assim como anunciado em setembro, a marca também disponibiliza no país um novo sistema Mesh com duas unidades. O kit promete Internet na casa toda com alcance de até 320 m² e transição inteligente entre os roteadores para entregar sempre a melhor qualidade de conexão pela casa. Seu valor no e-commerce nacional é de R$ 1.299. No Brasil, ambos chegam para concorrer diretamente com opções de rivais como TP-Link e D-Link, entre outras.

Huawei AX3 é um roteador Wi-Fi 6 de até 3 Gb/s e que é compatível com redes mesh — Foto: Divulgação/Huawei

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Huawei AX3 é um roteador Wi-Fi 6 (802.11ax) cujo processamento fica por conta de um chip dual-core, sendo capaz de chegar a velocidades estimadas de 3 Gb/s. Além disso, vale ressaltar que, pelo padrão mais recente, a ideia é que o dispositivo apresente baixa latência na conexão à Internet.

Na dúvida sobre como configurar seu roteador? Veja como encontrar o IP certo:

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Outra função do roteador é a capacidade de distribuir o sinal de forma mais eficiente, balanceando a conexão e garantindo maior largura de banda para o dispositivo que mais precisa. Dessa forma, a rede vai priorizar atividades mais exigentes, como a reprodução de streaming em resoluções mais altas ou jogos online, por exemplo.

A tecnologia de divisão de frequência inteligente OFDMA é outro aspecto que facilita o uso de diferentes dispositivos na mesma rede e compartilhando os recursos do espectro. De acordo com a fabricante, a capacidade de conexões simultâneas é quatro vezes maior em relação ao Wi-Fi 5. Vale lembrar que essa característica é essencial para quem tem muitos dispositivos de casa conectada ligados à rede, entre lâmpadas inteligentes, smart plugues e fechaduras.

Já o sistema Mesh da Huawei promete cobertura em toda a casa. O sinal consegue atravessar paredes e lajes por conta da tecnologia tri-band, que atua com duas redes de 5 GHz e uma de 2,4 GHz, e combina melhor alcance e velocidade para entregar a melhor conexão aos dispositivos ligados à rede.

Sistema mesh da Huawei é tri-band e promete cobrir até 320 metros quadrados no kit com três unidades — Foto: Divulgação/Huawei

O conjunto Mesh da Huawei vem com Wi-Fi 5 (802.11ac) com promessa de taxas de até 2.200 Mb/s (megabits por segundo), considerando as três bandas. O sistema também tem tecnologia para direcionar o sinal, além de monitoramento da qualidade da conexão em tempo real e promete instalação descomplicada.

Tanto o kit Mesh quanto o AX3 oferecem o recurso Huawei Share, que permite ligar um celular à rede de forma simples: basta aproximar o dispositivo no roteador, dispensando inclusive o uso de senha para convidados, por exemplo.

Vale a pena comprar memória RAM agora? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo