Jogos de RPG

Por Soraia Barbosa, para o TechTudo


World of Warcraft: Shadowlands é a nova expansão do popular MMORPG da Blizzard que chega no dia 23 de novembro às 19h (Horário de Brasília). Anunciada durante a BlizzCon 2019, o lançamento adiciona diversas novidades ao jogo, com mudanças em seu enredo, mecânicas e recursos.

Entre seus principais destaques, estão a redução do nível máximo para 60, uma nova masmorra alterável por instâncias e um novo sistema de progressão de personagem, que funciona por meio de Pactos e garante novas habilidades e recompensas exclusivas. Confira, a seguir, tudo sobre a nova expansão de World of Warcraft.

A expansão Shadowlands de World of Wacraft traz novas dungeons e mais — Foto: Divulgação/Blizzard

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é World of Warcraft Shadowlands?

Shadowlands é a oitava expansão de WoW. Sua trama se passa logo após os eventos de Batalha por Azeroth, quando Sylvanas destrói o Elmo da Dominação, e as barreiras entre Azeroth e as Terras Sombrias são derrubadas. Neste reino de pós-vida infinita, os jogadores irão desvendar o destino das lendas de Warcraft e poderão se aliar a um dos quatro Pactos governantes das Terras Sombrias para enfrentar uma ameaça maligna.

As Terras Sombrias serão um novo mundo sobrenatural dividido em cinco áreas: o Bastião, Ardena, Maldraxxus, Revendreth e A Gorja. Há, ainda, um novo Centro de Jogadores chamado Oribos, em que será possível fazer trocas em Ânima, uma substância deste mundo que pode ser usada como moeda ou fonte de energia.

Quando é o lançamento?

World of Warcraft: Shadowlands será lançado no dia 23 de novembro às 19h (Horário de Brasília). Originalmente, o lançamento de Shadowlands estava previsto para o final de outubro, mas, após receberem os feedbacks do beta, a Blizzard Entertainment preferiu adiar a data para realizar alguns ajustes e polimento. Dessa forma, a desenvolvedora pode garantir uma experiência épica para os jogadores desde a estreia da expansão.

Shadowlands é a oitava expansão de World of Warcraft — Foto: Divulgação/Blizzard

Em que plataformas está disponível?

Assim como é com o jogo base, World of Warcraft: Shadowlands será lançada apenas para computador. A expansão já está disponível para pré-venda no site oficial do jogo, em três edições.

A Base Edition inclui a montaria Anciente Andarilho e acesso antecipado aos Cavaleiros da Morte das Raças Aliadas e pandarens. Já a Heroic Edition possui as recompensas da Base Edition, com adição de um acesso instantâneo a Upgrade de Personagem para o Nível 120 e à montaria voadora Serpeterna Enfeitiçada. Há, ainda, a Epic Edition, com todas as recompensas da Heroic Edition, 30 dias de jogo, a mascote Morelita de Ânima, uma Pedra de Regresso com o efeito do Viajante Eterno e o efeito cosmético de armas Ilusão: Frio Espectral.

Os compradores das edições Epic e Heroic podem fazer a missão da Vestimenta do Viajante Eterno com a montaria Serpeterna Enfeitiçada, enquanto quem comprar a Base Edition deve procurar jogadores que possuam as edições mencionadas anteriormente para poder iniciar a missão. Para jogar, será necessário ter o jogo base de World of Warcraft, assim como o registro na Battle.net. É necessário, também, baixar o aplicativo Battle.net, da Blizzard.

Novos mapas e inimigos sinistros aguardam os jogadores em World of Warcraft Shadowlands — Foto: Divulgação/Blizzard

Quais são os requisitos mínimos?

Disco de Estado Sólido (SSD)ou oficialmente os requisitos mínimos de World of Warcraft: Shadowlands. Entre as exigências, o PC deve ser equipado com SSD ou HD com 100 GB de espaço livre.

Requisitos de World of Warcraft Shadowlands

Configurações Mínimas Configurações Recomendadas
Sistema Operacional: Windows 7 64-bit Windows 10 64-bit
Processador: Intel Core i5-3450 ou AMD FX 8300 Intel Core i7-6700K ou AMD Ryzen 7 2700X
Memória RAM: 4GB (8GB se estiver usando gráficos integrados) 8GB
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 760, AMD Radeon RX 560, ou Intel UHD 630 (GPU compatível com DirectX 11 com 2GB VRAM) Nvidia GeForce GTX 1080 ou AMD Radeon RX Vega 65 (GPU compatível com DirectX 12 com 8GB VRAM)
Armazenamento Disco de Estado Sólido (SSD) ou Unidade de disco rígido (HDD) 100 GB de espaço livre (dependendo do desempenho da unidade, a experiência do jogador pode ser afetada no HDD) SSD, 100GB de espaço disponível

Para jogar World of Warcraft Shadowlands é recomendado um SSD — Foto: Divulgação/Blizzard

O novo nível máximo será 60

Diferentemente das expansões anteriores, Shadowlands reduzirá o atual nível máximo de 120 para 60. A mudança na curva de evolução foi feita com o propósito de tornar cada aumento de nível mais significativo, oferecendo mais poderes e habilidades aos jogadores.

Para os personagens recém-criados de nível 1 a 10, há uma nova zona de iniciantes que mostra como funciona o sistema de combates e quests do game em uma maneira muito mais intuitiva. Alcançando o nível 10, será possível escolher entre as expansões Batalha por Azeroth ou Mists of Pandaria para seguir o seu caminho. Além disso, quando o usuário chegar no nível 50, poderá finalmente se aventurar por Shadowlands.

Os jogadores que já estiverem no nível 120 iniciarão Shadowlands no level 50, e deverão, ainda, grindar os 10 níveis finais para poder realizar a conversão. Com esse novo sistema de evolução, será muito mais rápido ir do nível 1 até o 50. O caminho entre os níveis 50 e 60, no entanto, será muito mais longo.

Shadowlands terá ajustes na cruva de experiência dos personagens — Foto: Divulgação/Blizzard

O que são os Pactos?

Outra grande novidade de Shadowlands é a introdução dos Pactos. Cada uma das zonas de Shadowlands será comandada por um Pacto de propósito específico. Ao completar a campanha principal da expansão e atingir o nível máximo, o jogador poderá se afiliar a um desses Pactos para fazer as suas quests e ganhar recompensas únicas, como montarias, conjuntos de armaduras, cosméticos e duas habilidades especiais (sendo uma universal, e a outra, específica para a sua classe).

Diferentemente das facções, o Pacto não precisa ser permanente. Se preferir, o jogador poderá deixar um Pacto e entrar em outro – contudo, é importante ressaltar que, ao sair de uma das afiliações, será difícil conseguir retornar. Por isso, o recomendado é pesquisar bem sobre cada Pacto antes de ingressar neles.

Cada Pacto de Shadowlands dará um conjunto de armadura diferente — Foto: Divulgação/Blizzard

Novidades nas Masmorras

A expansão Shadowlands trará, em seu lançamento, oito novas masmorras, além de uma Raid. Quatro delas poderão ser acessadas no decorrer da campanha, enquanto as outras serão parte do endgame, desbloqueáveis apenas após o jogador atingir o novo nível máximo.

Um novo recurso da expansão será a masmorra dinâmica de Thanator, A Torre dos Malditos. Sozinho ou em grupo, o jogador poderá explorar essa desafiadora masmorra de constantes mudanças. A cada visita, ela estará diferente, com novos desafios que colocarão à prova as habilidades dos usuários mais experientes. Enfrentando os desafios de Thanator, o player poderá receber itens e habilidades exclusivas, e aqueles que forem mais longe poderão ainda obter materiais para forjar armas e armaduras lendárias.

A masmorra dinâmica Thanator será um grande desafio em World of Warcraft: Shadowlands — Foto: Divulgação/Blizzard

Novas opções de customização de personagens

Com o lançamento da expansão, chegam, também, novas opções de customização de personagem. Agora, ao criar um novo personagem, será possível escolher entre diferentes tons de pele e características étnicas, além de penteados, brincos e muito mais. Os jogadores que já possuem personagens criados e quiserem renovar o visual, poderão visitar o perturbador de aparência em Oribos, ou a barbearia em Azeroth.

Além disso, agora todas as raças poderão optar pela classe Cavaleiro da Morte, antes disponível apenas para as que já existiam no lançamento da expansão Wrath of the Lich King.

O modo de criação de personagens de World of Wacraft agora terá muito mais opções com a expansão Shadowlands — Foto: Divulgação/Blizzard

Xbox Series S: Microsoft confirma preço e design do novo console

Xbox Series S: Microsoft confirma preço e design do novo console

Com qual classe você prefere jogar em Diablo 3? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo