Streaming

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Um novo bot promete combater mensagens e comportamentos tóxicos na Twitch TV. Chamada de Raid Shield Bot, a ferramenta foi criada por alguns usuários brasileiros que ficaram incomodados com mensagens mal-intencionadas que diversos streamers receberam nos últimos dias. O recursos permite que os streamers da plataforma bloqueiem mensagens tóxicas vindas das raids, que são as "invasões" que qualquer influenciador pode realizar em outra live.

Quando um streamer faz uma raid em um canal ele ajuda o outro influenciador a expandir sua comunidade. A iniciativa, no entanto, pode acabar tendo resultados negativos, já que diversos usuários que chegam com as raids fazem comentários desrespeitosos na nova live. Pensando nisso, Pedro Fracassi, Ana Maria "namariajj" Jacomini e Diego "anom" Augusto criaram o Raid Shield Bot. Veja, a seguir, como o recurso funciona e como ativá-lo.

Brasileiro criou ferramenta para impedir raids tóxicas em canais da Twitch — Foto: Divulgação / Twitch

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo os criadores, o Raid Shield Bot não aparece no chat e nem na lista de espectadores da transmissão. Ele agirá apenas quando detectar uma raid tóxica em seu canal. As atitudes tomadas por ele quando isso acontecer incluem dar timeout, uma suspensão do chat por um determinado período de tempo, e colocar o chat em "sub mode", modo onde apenas aqueles que estão inscritos no canal podem continuar digitando.

Como pedir Raid Shield Bot através do formulário — Foto: Rodrigo Narciso/TechTudo

Para utilizar do bot, é preciso acessar um formulário por meio de um link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc376IYSKjGNtRyTBxDaasL9ZA8OqgvVmMkw17s_7qoSGWiAw/viewform). No formulário, será necessário colocar o seu canal na Twitch e seu perfil no Twitter ou no Discord. A segunda informação é importante para caso o desenvolvedor precise entrar em contato com o usuário e falar a respeito de eventuais problemas com a ferramenta. Feito isto, bastará tornar o Raid Shield Bot moderador de seu canal para que ele possa iniciar sua proteção.

Via Twitter e Twitch

Mais do TechTudo