Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Samsung lançou um aplicativo oficial para celulares Galaxy que promete melhorar o desempenho gráfico do smartphone na hora da jogatina. Por enquanto, o GameDriver chega apenas para telefones das linhas Galaxy S20 e Galaxy Note 20 e tem suporte a três jogos: Fortnite, Call of Duty: Mobile e Black Desert.

A ideia da ferramenta é permitir que a gigante sul-coreana libere atualizações focadas em melhorar a performance e em corrigir bugs associados com a renderização de imagens realizadas pelos processadores gráficos (GPU). O mecanismo é semelhante ao que as empresas Nvidia e AMD usam para liberar atualizações de drivers para as placas de vídeo dos computadores.

Celulares da Samsung com GameDriver prometem rodar Fortnite melhor a partir de agora — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

O GameDriver chega com versões compatíveis com o chip Snapdragon, da Qualcomm (que usam processador gráfico Adreno), e também com os processadores Exynos, usados pela Samsung no mercado brasileiro e que trazem GPU Mali.

Até o surgimento do GameDriver, a Samsung precisava criar um update completo de sistema operacional e liberá-lo aos usuários num processo mais demorado. Ele pode ser ineficiente para acompanhar os lançamentos de games ou as novas temporadas de títulos populares como Fortnite.

Galaxy Note 20 Ultra é um dos smartphones compatíveis com o GameDriver — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Na descrição do app já disponível na Play Store, a Samsung reforça que o GameDriver funciona apenas com Fortnite, Call of Duty: Mobile e Black Desert no momento e informa que pretende incluir suporte a mais games e modelos Galaxy no futuro, mas não revelou nenhuma previsão de data para que as estas adições sejam implementadas.

Com informações de Samsung Developers, SamMobile e GizChina

Samsung Galaxy A10S vale a pena? Veja quatro destaques do celular

Samsung Galaxy A10S vale a pena? Veja quatro destaques do celular

Mais do TechTudo