Internet

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Usuários de corretores online de texto agora contam com uma assistente de escrita baseada em inteligência artificial, que é o Clarice.ai. Seu diferencial é que, além de apontar erros ortográficos e gramaticais, a ferramenta aprende os hábitos de escrita do usuário e consegue dar dicas de estilo. O recurso também sugere mudanças na estrutura da frase e corrige outros problemas textuais, como o excesso de advérbios no texto.

O corretor ortográfico foi nomeado em homenagem à Clarice Lispector. A escritora completaria 100 anos neste dia 10 de dezembro, na data de lançamento da plataforma. O novo serviço foi desenvolvido especificamente para brasileiros e oferece duas modalidades: a gratuita e a pro, no valor de R$ 11,50 por mês ou R$ 138 no plano anual. A ferramenta está disponível em versão web para desktop, mas é adaptada também para uso em dispositivos móveis.

Clarice.ai, corretor online que usa inteligência artificial para revisar textos — Foto: Reprodução/Clarice.ai

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

As principais diferenças entre as duas versões são a quantidade de dicas de estilo e o limite de palavras por texto. Enquanto o plano gratuito disponibiliza 20 dicas em até 500 palavras por texto, o modo pago oferece mais de 80 dicas de estilo em 2.500 palavras. É possível experimentar essa versão por até 14 dias. Além disso, ambos os planos terão direito à integração com o Google Docs, recurso que deve chegar em breve.

O corretor gramatical online também permite login com a conta Google. Uma vez logado, o usuário só precisa digitar o título e o corpo de texto, que deve seguir os limites da versão contratada. Nesta tela, também é possível aplicar formatações como negrito, itálico e sublinhado. Depois, basta apertar o botão "Vamos lá" para que ele avalie seu texto e faça as sugestões.

A Clarice.ai revisa o texto a partir de duas categorias. Em "desvios", ela identifica problemas de clareza, falta de concisão, pouca força e carência de originalidade. Frases muito longas ou clichês, excessos de advérbios e gerúndios, por exemplo, são apontados pelo corretor online nesta parte. Já a seção "Erros" mostra problemas de ortografia e tipografia, como palavras escritas de forma errada ou a inserção de um espaço duplo.

Revisão da Clarice.ai aponta problemas de estilo, como frases clichês — Foto: Reprodução/Raquel Freire

O corretor ortográfico online atualmente consegue reconhecer mais de 80 desvios, segundo um de seus idealizadores, Felipe Iszlaji. Os desenvolvedores esperam que, em dois anos, a inteligência da Clarice.ai consiga identificar mais de 300 desvios.

Para dar continuidade ao desenvolvimento, a plataforma utiliza machine learning. À medida que os usuários interagem com o serviço, aceitando ou recusando suas sugestões, a máquina irá se aperfeiçoar e aprender novos desvios. Ainda é possível comentar se você concorda com as observações feitas pelo software.

Além disso, a empresa testou o recurso com cerca de 700 pessoas por alguns meses, que já avaliaram e interagiram com a Clarice.ai. O resultado desse período de testes foi o alcance de 75% de precisão nas correções, de acordo com análises internas.

Veja também: Como traduzir PDF online sem instalar nada

Como traduzir PDF online sem instalar nada

Como traduzir PDF online sem instalar nada

Existe app para traduzir mais de 20 mil palavras? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo