Transporte

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O 99Compartilha é uma das modalidades de corrida do app de mobilidade 99 que oferece descontos de até 40% em viagens. A opção, bastante similar à categoria Uber Juntos da concorrente, permite que passageiros com rotas semelhantes compartilhem viagens por um preço mais em conta. A modalidade, disponível no app para Android e iPhone (iOS), usa inteligência artificial para definir pontos de encontro entre os passageiros, que podem precisar caminhar alguns metros para chegar ao local definido para o embarque.

99 compartilhado como funciona? Modalidade pode deixar corridas até 40% mais baratas — Foto: Divulgação/99

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A opção que permite ter um carro da 99 compartilhado funciona para dois passageiros, respeitando o distanciamento recomendado para prevenção da Covid-19. Para solicitar uma viagem nessa modalidade, é necessário indicar o endereço de destino e, antes de confirmar o pedido do carro, deslizar entre as categorias de corrida da 99 e selecionar o 99Compartilha.

Em seguida, a funcionalidade busca por outra solicitação de viagem compartilhada que tenha rota semelhante e indica pontos de embarque para os dois passageiros. Como a viagem é compartilhada, não é possível alterar o embarque ou o desembarque depois de confirmar a corrida. Vale lembrar também que a solicitação deve ser feita por passageiros desacompanhados.

Para o motorista, a viagem compartilhada da 99 funciona de maneira similar a uma corrida com o 99Pop. O condutor recebe pelo tempo e distância da viagem, incluindo um ganho extra pelo percurso dividido. Além disso, ao confirmar a solicitação, o motorista recebe as informações referentes aos dois passageiros e os dados da corrida.

A opção é bem semelhante à categoria UberJuntos do app de transporte concorrente, suspensa desde março deste ano como medida preventiva contra a pandemia. Com a modalidade da Uber, o desconto em viagens chega até 35% em relação ao UberX. No 99Compartilha, a economia pode ser um pouco mais vantajosa, chegando a 40%.

Apesar do 99Compartilha impor limitações e não permitir corridas com mais de três passageiros para que o distanciamento mínimo seja obedecido, é importante manter os protocolos de higienização durante a viagem. Neste sentido, as janelas do veículo devem estar abertas durante todo o trajeto e o uso de máscaras é obrigatório durante todo o percurso.

Neste ano, a 99 lançou outras duas modalidades de corridas que oferecem preços convidativos para os usuários: o 99Poupa e o 99Carona. Com o 99Poupa, passageiros conseguem economizar até 30% do valor da corrida ao solicitarem carros em horários de menor demanda. Já o 99Carona permite que condutores e passageiros com um ponto de destino em comum possam dividir os custos totais da viagem.

Como pagar Uber em dinheiro? Saiba no Fórum do TechTudo.

Como conseguir códigos de descontos no Uber, Cabify e 99POP

Como conseguir códigos de descontos no Uber, Cabify e 99POP

Mais do TechTudo