Jogos de Esporte

Por Murilo Molina, para o TechTudo


FIFA 21 recebeu sua versão para a nova geração, lançada para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S, no último dia 4 de dezembro. Além de tempos de carregamento mais rápidos e melhor desempenho, o game ganhou, também, diversos retoques em sua parte gráfica, com texturas mais detalhadas, efeitos de iluminação realistas e cabelos com mais movimento.

Quando colocado lado a lado com as edições para a antiga geração, lançadas para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (Steam e Origin), é possível notar as melhorias visuais, que dão uma repaginada ao simulador de futebol da EA Sports. Confira, a seguir, a comparação completa entre o FIFA 21 para os novos e antigos consoles.

Messi ganhou cabelo e barba mais detalhados na versão next gen de FIFA 21 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Logo ao executar o FIFA 21 para PS5 e Xbox Series, o que mais chama a atenção são os rostos dos jogadores, que estão mais detalhados e realistas. A principal mudança fica por conta de texturas de cabelo, que são mais densas e afetadas pela iluminação do campo.

No caso de Lionel Messi (veja foto acima) e outros jogadores com cabelos longos, as animações de movimento dos fios também foram alteradas, o que permite que as mechas se movam livremente enquanto os atletas correm. O efeito chega a ser exagerado em alguns momentos, com cabelos que balançam muito, mesmo com movimentos mais lentos.

No modelo de Neymar é fácil ver as melhorias nas texturas do FIFA 21 para PS5 e Xbox Series — Foto: Reprodução/Murilo Molina

As barbas de jogadores como Neymar e Sergio Ramos também ganharam tratamento especial, com fios bem desenhados, que dão uma ótima sensação de profundidade. Assim como os cabelos, pelos faciais também refletem luz, criando efeitos dinâmicos que mudam de acordo com o horário da partida e posicionamento do jogador no campo.

Em cenas mais aproximadas, também é possível notar ajustes nas texturas de pele dos jogadores, que parecem menos artificiais e "emborrachadas" do que as vistas na última geração. O suor acumulado também está caprichado, e dá um toque de realismo ao game.

Mbappé do PSG tem modelo mais detalhado no FIFA 21 da nova geração — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Quando a bola rola no FIFA 21 da nova geração, as mudanças em relação à antiga versão também ficam bem evidentes. Especialmente em TVs 4K, a definição dos elementos na tela chamam muita atenção, com detalhes aprofundados do gramado até mesmo dobras nos uniformes dos jogadores, que podem ser vistas de longe.

Versão de FIFA 21 da nova geração mostra mais detalhes e iluminação — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Depois de alguns minutos jogando a versão do PS5 e Xbox Series, quando o jogador retornar à antiga geração, a primeira impressão é de que o visual é um pouco "borrado" e "lavado". As cores parecem mais apagadas e sem a mesma quantidade de detalhes.

A iluminação do gramado também é um item que se destaca bastante no novo game, que usa técnicas mais eficientes para simular raios de sol e até mesmo a luz de refletores. Com reflexos na grama e nos uniformes, o efeito deixa o ambiente do jogo mais preenchido e convincente.

FIFA 21 do PS4 e Xbox One tem aparência mais "lavada" — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Uma das mudanças mais aguardadas para as versões de nova geração de FIFA 21, as animações não sofreram nenhuma revolução. A impressão é de que, com exceção de algumas inclusões (toques curtos na bola e alguns domínios e movimentos de jogadores sem a bola), a experiência é muito similar à vista no PS4 e Xbox One. Isso significa que animações de corrida, passes, chutes e dribles são praticamente as mesmas da geração anterior.

Movimentação dos jogadores pouco mudou na nova versão de FIFA 21 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Com o desempenho mais consistente dos novos aparelhos, no entanto, o game se torna bem mais fluído, o que influencia positivamente em sua jogabilidade (inclusive rodando versões do PS4 e One nos consoles novos).

Versão da antiga geração de FIFA 21 perde na iluminação — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Um dos pontos mais divulgados pela Electronic Arts foram as novas comemorações, agora mais dramáticas e emocionantes. Essas animações só aparecem em momentos chave das partidas, como uma virada apertada ou um gol da vitória nos instantes finais de um jogo. O visual é bonito e realista, com jogadores se reunindo para celebrar enquanto os adversários lamentam.

FIFA 21 da nova geração ganhou comemorações de gol mais dramáticas — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Na geração anterior, essas novas comemorações ficam completamente fora do FIFA 21, que segue só com o sistema de celebrações personalizadas, usando comandos no controle. As animações não chegam a ser feias, mas certamente ficam devendo em emoção para as novas sequências adicionadas na nova geração.

No FIFA 21 da antiga geração, as comemorações tradicional são a única opção — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Outra melhoria perceptível foi nas cenas de torcida no PS5 e Xbox Series, com apoiadores mais vivos e interativos, que fazem selfies, fotografam o campo e comemoram gols com muito mais empolgação. Essas cenas são mostradas tanto no início das partidas, quanto depois de momentos importantes ou gols.

Cenas mostram torcida mais animada e interativa na versão next gen de FIFA 21 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Na geração anterior, por outro lado, as cenas costumam ser mais abertas, mostrando torcedores mais estáticos e genéricos. O game até conta com algumas imagens mais aproximadas, mas que são mostradas raramente e têm uma baixíssima variedade de modelos de apoiadores e atividades.

Cenas mais distantes da torcida ainda são o padrão no FIFA 21 da antiga geração — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Por que alguns jogadores passam a bola diferente no FIFA? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Jogos grátis em dezembro: veja lista com games para PlayStation e Xbox

Jogos grátis em dezembro: veja lista com games para PlayStation e Xbox

Mais do TechTudo