Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O francês Mathieu "ZywOo" Herbaut, da Team Vitality, foi eleito pela HLTV o melhor jogador de Counter-Strike:Global Offensive (CS:GO) do ano de 2020. O anúncio foi realizado na tarde desta quarta-feira (20) e concluiu o ranking com os 20 melhores jogadores da temporada passada. Após mais um ano com atuações de destaque pela Team Vitality, ZywOo levou o título pelo segundo ano consecutivo, desbancando o astro ucraniano Aleksandr "s1mple" Kostyliev, da Natus Vincere, que ficou novamente com a segunda colocação no ranking.

ZywOo é eleito o melhor jogador pela HLTV pelo segundo ano seguido — Foto: Divulgação/ESL

ZyWOo teve mais uma temporada com belas atuações pela Team Vitality. O jogador foi o grande destaque nas conquistas de competições em 2020 como a Intel Extreme Masters XV - Beijing Online: Europe e a BLAST Premier: Fall 2020, e teve papel fundamental em outras campanhas da equipe francesa. Ao todo, ele conquistou seis títulos de MVP (Most Valuable Player) e quatro títulos de EVP (Exceptionally Valuable Player) durante a temporada. Seu impacto em eventos importantes e a capacidade de sempre se manter em alto nível nos torneios o colocaram novamente no topo do cenário competitivo de CS:GO.

O ranking de 2020 também contou com a presença de três brasileiros, todos da FURIA Esports: Kaike "⁠KSCERATO⁠" Cerato (18°), Henrique "⁠HEN1⁠" Teles (16°) e Yuri "⁠yuurih⁠" Santos (14°). O trio foi o destaque da temporada vitoriosa da FURIA em 2020, que contou com títulos como a ESL Pro League Season 12: North America e a DreamHack Open Summer 2020: North America. Dos três, apenas HEN1 não está presente na line-up titular atualmente. O jogador decidiu ir para o banco com o objetivo de seguir um projeto ao lado de seu irmão gêmeo Lucas "LUCAS1" Teles, Vito "kNgV-" Giuseppe e outros jogadores.

Na tabela abaixo, você confere o Top 20 completo da HLTV no ano de 2020:

Top 20 jogadores de CS:GO de 2020

Colocação Jogador País Equipe em 2020
Mathieu "ZywOo" Herbaut França Team Vitality
Oleksandr "s1mple" Kostyliev Ucrânia Natus Vincere
Nicolai "device" Reedtz Dinamarca Astralis
Nikola "⁠NiKo⁠" Kovač Bósnia e Herzegovina FaZe Clan
Denis "⁠electronic⁠" Sharipov Rússia Natus Vincere
Benjamin "blameF" Bremer Dinamarca Complexity Gaming
Robin "⁠ropz⁠" Kool Estônia mousesports
Jonathan "EliGE" Jablonowski Estados Unidos Team Liquid
Peter "dupreeh" Rasmussen Dinamarca Astralis
10° Florian "⁠syrsoN⁠" Rische Alemanha BIG
11°' Emil "⁠Magisk⁠" Reif Dinamarca Astralis
12° Martin "⁠stavn⁠" Lund Dinamarca Heroic
13° Nemanja "huNter-" Kovač Bósnia e Herzegovina G2 Esports
14° Yuri "⁠yuurih⁠" Santos Brasil FURIA Esports
15° Ludvig "⁠Brollan" Brolin Suécia Fnatic
16° Henrique "⁠HEN1⁠" Teles Brasil FURIA Esports
17° Freddy "KRIMZ" Johansson Suécia Fnatic
18° Kaike "⁠KSCERATO⁠" Cerato Brasil FURIA Esports
19° Justin "⁠jks⁠" Savage Austrália 100 Thieves
20° Vincent ⁠"Brehze⁠" Cayonte Estados Unidos Evil Geniuses

O Top 20 da HLTV começou a ser divulgado em 2010, ainda com Counter-Strike 1.6. Apenas no ano de 2012 que a o ranking não foi realizado, por conta do período de transição para o CS:GO. O portal leva em consideração os torneios considerados "grandes eventos" e utiliza como critérios as estatísticas em geral de cada jogador e seus títulos individuais, como os de MVP (Most Valuable Player) e de EVP (Exceptionally Valuable Player).

Via HLTV

Mais do TechTudo