Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


GTA 6, mesmo sem ser anunciado oficialmente pela Rockstar Games, é um dos jogos mais aguardados dos últimos anos. Diversos rumores sobre a chegada do game circulam na Internet, e já cogitaram até mesmo um lançamento em 2021. Essa teoria, no entanto, perdeu força no último sábado (2), quando uma fonte próxima à desenvolvedora afirmou que, embora esteja em produção, o game ainda está em um estágio muito inicial de desenvolvimento. Veja, abaixo, o compilado preparado pelo TechTudo com os últimos rumores e expectativas sobre GTA 6.

Sem anúncio oficial pela Rockstar, GTA 6 vive primordialmente de rumores e teorias feitas por fãs — Foto: Reprodução/Rockstar

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em desenvolvimento, mas sem data de lançamento definida

No último sábado (2), o usuário do Twitter Yan2295, que é conhecido por ter feito vazamentos certeiros sobre a Rockstar, anunciou que, embora o novo GTA esteja de fato em desenvolvimento, o game está, ainda, em um estágio muito inicial de sua produção e, por isso, não tem datas de anúncio e nem de lançamento definidas. Sobre GTA 6, o usuário deu uma única certeza: o novo jogo não chegará tão cedo ao mercado.

Vale a lembrança, também, de que, anteriormente, Yan2295 havia afirmado que o desenvolvimento de Bully 2, supostamente em produção durante 2017, foi adiado para que a Rockstar pudesse focar em Red Dead Redemption 2 (2018) e no próprio GTA 6. Embora a sequência de Bully seja uma das mais aguardadas, fica bastante abaixo de Grand Theft Auto na lista de prioridades.

A aguardada sequência Bully 2 pode ter sido cancelada para a Rockstar focar seus esforços em GTA 6 — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Projeto Americas

Um dos rumores mais recentes de GTA 6, Projeto Americas trouxe de volta algumas das informações já sugeridas sobre o jogo. Em um fórum do Reddit, um usuário de nickname "JackOLantern1982" fez um post afirmando que o novo game teria enredo ambientado em diversas décadas e acompanharia os passos de um traficante novato em Vice City, durante sua construção de um império de drogas. De acordo com a teoria, o título permitiria viajar entre a já tradicional Vice City e uma outra cidade na América do Sul, inspirada no Rio de Janeiro. Após alguns dias, a postagem foi apagada pelo autor, e usuários que apoiaram o rumor também apagaram suas contas.

Grand Theft Auto 6 é um dos jogos mais esperados de todos os tempos — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Onde se passará o jogo?

Vários rumores sobre a possível localização do próximo game surgiram nesses últimos anos, e alguns parecem até mesmo ter sido indicados pela Rockstar Games. Em um recente trailer de GTA Online, jogadores encontraram coordenadas que levavam a uma estrada de terra na Virgínia, Estados Unidos, e tinha uma construção de formato semelhante a um VI (numeral romano do número seis).

Além disso, o usuário Yan2295 afirmou ter ganhado acesso a uma carta da Rockstar Games, em que a empresa solicitava permissão para inspecionar uma loja na Flórida, na finalidade de utilizá-la como inspiração. Importante dizer que o estado da Flórida é também onde fica Miami, cidade que inspirou Vice City.

Jogadores acreditam ter encontrado pistas sobre GTA 6 em recentes trailers de GTA Online, mas sem maiores detalhes sobre a localidade do jogo — Foto: Divulgação/Rockstar Games

A história já está pronta?

Um rumor curioso é de que a história de GTA 6 já estaria pronta, finalizada antes de Dan Houser, um dos principais escritores e cofundador da Rockstar Games, deixar a companhia. A teoria ganhou força quando, em uma ocasião anterior, Houser afirmou que o enredo do novo GTA chatearia pessoas, graças ao clima político estadunidense, descrito pelo produtor como “além de qualquer sátira”. Vale a lembrança, também, de que no passado Dan se envolveu em polêmicas devido ao uso de “crunch”, prática que demanda horas-extra em jornadas abusivas de seus trabalhadores.

Rumor aponta que a história de GTA 6 pode já ter sido finalizada antes da saída de Dan Houser da companhia — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Retorno a Vice City?

Uma das maiores apostas dos jogadores é de que a Rockstar retorne a Vice City com GTA 6. Isso se deve principalmente ao fato de que Liberty City e San Andreas, cidades dos primeiros games da franquia em 3D, já foram revisitadas em GTA 4 e GTA 5, respectivamente. Dessa forma, apenas Vice City, que é uma das favoritas dos fãs, não teve uma nova chance até o momento. Os rumores esquentaram quando a empresa renovou o domínio "gtavicecityonline". No entanto, não é incomum que companhias comprem domínios mesmo quando não pretendem utilizá-los.

Fãs apostam que GTA 6 pode levar a franquia de volta a cidade de Vice City — Foto: Divulgação/Rockstar Games

O sucesso de GTA 5 vai atrapalhar?

No segundo semestre de 2021, GTA 5 ganhará novas versões para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S, um feito bastante impressionante, se for levado em consideração que o jogo é de duas gerações atrás. Por causa disso, alguns jogadores têm dúvidas se a Rockstar Games lançaria um novo título da série, já que as vendas de GTA 5 e do seu multiplayer GTA Online continuam em alta, ganhando, inclusive, o posto de sexto game mais vendido em 2020, no Steam.

O CEO Stauss Zelnick, da Take-Two Interactive, companhia que publica a série GTA, comentou que houve um dilema semelhante com NBA 2K Online. Por outro lado, também de acordo com Zelnick, lançar uma sequência do título de basquete apenas aumentou o tamanho do sucesso da franquia.

Segundo o CEO da Take-Two Interactive, GTA 6 não será adiado devido ao sucesso de GTA 5 e GTA Online — Foto: Divulgação/Rockstar Games

GTA 6 será o melhor de todos os capítulos? Comente no Fórum do TechTudo

GTA 5: confira a localização das melhores armas escondidas do game

GTA 5: confira a localização das melhores armas escondidas do game

Mais do TechTudo