Navegadores

Por Fernanda Fialho, do Home Office


O horário do Google Chrome está errado para alguns usuários desde a última terça-feira (26), de acordo com relatos de internautas nas redes sociais. O problema no fuso horário também afeta outros sites e serviços que rodam no navegador, como o WhatsApp Web, que mostra um horário diferente do aplicativo no celular. Segundo um comentário no Downdetector, serviço que monitora o funcionamento de plataformas na Internet, a falha teria começado após uma atualização do Chrome. No entanto, não há confirmação de que esta seja realmente a origem do problema.

Embora o site alerte que o navegador pode estar enfrentando problemas, não há grandes picos de reclamações, o que indica que não se trata de um problema que atinge a todos os usuários. O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Google no Brasil, que retornou com o seguinte pronunciamento: "Estamos cientes do problema com os fusos horários no Chrome e estamos trabalhando para identificar uma solução que seja segura para ser lançada para nossos usuários".

Horário errado no Google Chrome confunde usuários — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O problema despertou a atenção de um grande número de pessoas na manhã desta quinta-feira (28). No Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas no buscador, os termos "horário do Google Chrome errado", "Google Chrome com horário errado" e "Chrome com hora errada" registraram um aumento repentino no início do dia de hoje.

WhatsApp Web com hora errada?

Entre os serviços afetados pela falha, o WhatsApp Web foi o que teve mais buscas. Os termos "WhatsApp Web com hora errada", "horário do WhatsApp Web diferente do celular" e "horário do WhatsApp Web desregulado" também figuraram entre as principais tendências sobre o mensageiro.

Google Trends registra alta nas buscas para "Chrome horário errado" — Foto: Reprodução/TechTudo

Nas redes sociais, usuários relataram a situação em busca de soluções ou a fim de saber se eram os únicos enfrentando o problema com o fuso horário do navegador. As reclamações começaram a surgir no dia 26 de janeiro e indicam relógios adiantados até seis horas à frente do horário local.

O que fazer para corrigir Chrome com horário errado?

Ainda não há uma resposta oficial sobre o que é possível fazer para que o navegador volte a exibir o horário correto, visto que, aparentemente, se trata de uma falha geral. Algumas alternativas são tentar limpar o cache ou colocar o horário do sistema como automático.

Alguns usuários ainda alegam que o erro ocorre quando a região do horário do sistema é uma cidade que contém um acento em seu nome. Dessa forma, basta trocar a configuração do computador para outro local com o mesmo fuso horário, porém sem a acentuação. Por exemplo, caso o seu computador siga o horário oficial de Brasília, tente alterar para Fortaleza. No entanto, vale lembrar que não há como afirmar que essas ações podem resolver o problema. O mais indicado é esperar uma solução do Google.

Veja também: Como ficar invisível no WhatsApp Web

Como ficar invisível no WhatsApp Web

Como ficar invisível no WhatsApp Web

Resultados de pesquisas do Google mudando, como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo