Placas

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


A Intel anunciou a sua primeira placa de vídeo dedicada Iris Xe para desktops. Criada em parceria com a Asus, a GPU conta com 4 GB de memória RAM e 80 unidades de execução, o que deve ser suficiente para trabalhos de edição de vídeos e fotos, além de rodar jogos mais leves. O objetivo da empresa é ter uma solução gráfica com foco em trabalhos intermediários, ou seja, sendo opção a modelos mais simples de AMD e Nvidia, ficando longe de alternativas top de linha como RTX 3090 e RX 6900 XT. Até o momento, não foram divulgados mais detalhes do produto, previsão de lançamento ou preço.

Iris Xe é a placa de vídeo dedicada da Intel para PC convencional — Foto: Divulgação/Intel

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Iris Xe é um projeto que nasceu nos notebooks corporativos e agora ganha vida no desktop. E, assim como as versões integradas para laptops, seu objetivo não é rivalizar com placas premium do mercado, e sim oferecer um produto que atenda à demanda de empresas de pequeno e médio porte.

Sendo assim, a Iris Xe conta com aceleração DP4 AI, o que deve ajudar principalmente os editores de vídeos e fotos a usarem softwares como o Adobe Premiere Pro, por exemplo. Outro recurso é o de sincronização adaptativa, que pretende melhorar o uso com vários monitores.

O produto conta inclusive com suporte a, no máximo, três monitores com resolução 4K e tecnologia HDR. Vale ressaltar ainda que o novo componente possui decodificação de vídeo por hardware e aceleração de codificação com suporte a AV1, o que deve deixar as tarefas de edição ainda mais rápidas.

Com informações: The Next Web

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

Meu monitor está piscando a tela, o que fazer? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo