Jogos de corrida

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Mario Kart 8 Deluxe e Ring Fit Adventure, jogos do Nintendo Switch, podem ser controlados por uma bicicleta ergométrica. A novidade inusitada foi um experimento feito por Mike Choi, do canal do YouTube mechachoi, e substituiu os botões de comando do videogame pelo aparelho de ginástica. A invenção do youtuber foi batizada de Labo Fit Adventure Kart, e também usou os kits do Nintendo Labo, que têm acessórios de papelão.

O Labo Fit Adventure Kart de Mike Choi permite jogar Mario Kart 8 Deluxe com uma bicicleta ergométrica — Foto: Reprodução/mechachoi

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Todo o processo de criação do aparelho foi explicado no vídeo. A peça fundamental para o funcionamento do game foi um módulo eletrônico criado pelo youtuber, que levou o nome de Tapbo. A peça consiste em um pequeno circuito com motores, que se conectam ao controle Joy-Con do Switch e apertam o botão do acelerador sempre que a bicicleta ergométrica atinge uma certa velocidade mínima. A bike, por sua vez, usa um sensor infravermelho para detectar que o pedal passa em sua frente. Quando a velocidade medida é suficiente, ela envia um sinal para o Tapbo acelerar.

O controle Ring-Con do jogo Ring Fit Adventure é utilizado como volante, aproveitando os controles de movimento tradicionais do Joy-Con no game. Aliado ao Tapbo, porém, o ato de apertar o acessório se conecta ao uso de itens no jogo. Isso cria, também, um exercício para os braços, já que o Ring-Con oferece resistência quando apertado, como em aparelhos de ginástica.

Parte das peças utilizadas foram impressas em 3D, enquanto outras foram cortadas diretamente a laser. O youtuber também fez uso de um pouco de papelão para cobrir a bicicleta ergométrica e fazê-la parecer um produto da série Nintendo Labo. Mike tentou, também, jogar Super Smash Bros. Ultimate, mas, como apenas tinha acesso aos botões A e L, acabou desconectado por inatividade.

Nintendo Switch: vale a pena comprar o console?

Nintendo Switch: vale a pena comprar o console?

Qual será o melhor jogo para o Nintendo Switch? Comente no Fórum do TechTudo.

Com informações de Kotaku

Mais do TechTudo