Por Murilo Molina, para o TechTudo


O ano de 2001 foi marcante na história dos games. O revolucionário GTA 3, o lançamento do primeiro Devil May Cry, Sonic Adventure 2 encerrando a jornada do Dreamcast, Pikmin e Smash Bros. Melee no Cube, além do lançamento de Master Chief em Halo: Combat Evolved, são alguns dos principais momentos daquele ano. Outras centenas de jogos inéditos desembarcavam nas novas plataformas da época — GameCube e Xbox original e o PlayStation (PS2), que também era uma novidade. Esses games agora se aproximam de seu aniversário de 20 anos de estreia. Confira, a seguir, os dez grandes títulos que celebram duas décadas em 2021.

Veja os jogos que completam 20 anos em 2021 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Conker's Bad Fur Day - 5 de março de 2001

Um dos grandes nomes do final da era do Nintendo 64, Conker's Bad Fur Day foi uma das apostas mais ousadas da empresa durante a vida do console. Produzido pela Rare, que também foi responsável por games como Donkey Kong 64, Goldeneye 007 e Perfect Dark, o jogo é repleto de temas adultos e sugestivos, todos com muito humor. O título misturava plataforma 3D e tiro em terceira pessoa, em uma das experiências mais únicas e divertidas de toda sua geração.

Conker's Bad Fur Day marca jogada ousada da Nintendo, com temas adultos e piadas pesadas — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Sonic Adventure 2 - 18 de junho de 2001

Lembrado como um dos principais jogos do Dreamcast, Sonic Adventure 2 chegou quando o fim do console já havia sido decretado pela SEGA. Mesmo com o clima de fim de festa, o título de plataforma é um dos mais competentes da história do mascote, especialmente quando consideramos aqueles em ambientes 3D. O game também marcou a primeira aparição de Shadow the Hedgehog, versão sombria do herói Sonic.

Sonic Adventure 2 tinha bonitos gráficos e trilha sonora marcante — Foto: Reprodução/Xbox Live

Max Payne - 23 de julho de 2001

Desenvolvido pela Remedy em parceria com a Rockstar Games, Max Payne trouxe os tradicionais romances policiais da TV para o mundo dos jogos, com a história de um oficial que busca vingança após tragicamente perder sua família. Além da clássica dublagem em português do Brasil - raridade para a época -, Max Payne também marcou por sua mecânica de bullet time, que desacelera o tempo durante saltos para disparar contra vários inimigos ao melhor estilo Matrix.

Max Payne é lembrado por dublagem em português e cenas em câmera lenta — Foto: Divulgação/Remedy

Paper Mario - 11 de agosto de 2001

Mais um dos grandes games do final de vida do Nintendo 64, Paper Mario deu um toque diferente aos jogos do encanador. Com mecânicas de RPG por turno, o título transformava Mario e sua turma em personagens feitos de papel, que se deslocavam por cenários tridimensionais com alguma profundidade. Repleto de boas ideias, Paper virou o molde para outros jogos da série, lançados posteriormente.

Paper Mario é RPG por turnos com os personagens da série da Nintendo — Foto: Divulgação/Nintendo

Devil May Cry - 23 de agosto de 2001

Idealizado para ser um jogo da série Resident Evil, o game terminou reaproveitado pela Capcom para o desenvolvimento de uma nova franquia, que se tornaria um dos grandes sucessos da empresa. Devil May Cry tem como protagonista o herói Dante, encarregado de detonar demônios e outros inimigos monstruosos usando armas e lâminas, em golpes e disparos que criam combos cheios de estilo. O jogo caiu no gosto dos fãs rapidamente e logo virou uma das séries mais lembradas de sua geração, gerando, ainda outros dois grandes lançamentos (Devil May Cry 2 e 3).

Devil May Cry usou base de Resident Evil descartado pela Capcom e virou hit no PS2 — Foto: Reprodução/Capcom Unity

Grand Theft Auto 3 - 22 de outubro de 2001

Primeiro jogo tridimensional da franquia, GTA 3 é o responsável por uma grande mudança de rumo na série da Rockstar. O game ajudou a franquia a se tornar um dos maiores fenômenos da história dos jogos. Com um impressionante mapa aberto, o título explorava diversos dos pontos famosos de Nova York. A grande variedade de missões, veículos e armas também já chamava a atenção, classificando o jogo como bem à frente de seu tempo e, também, como um dos melhores de 2001.

GTA 3 é o primeiro game tridimensional da série da Rockstar — Foto: Divulgação/Rockstar

Pikmin - 26 de outubro de 2001

Logo que chegou ao GameCube, Pikmin não parecia mais do que um jogo com personagens coloridos e engraçadinhos. No entanto, não demorou muito até que os jogadores percebessem o potencial do exclusivo da Nintendo. Recheado de estratégia e tensão, o título exige pensamento rápido e muito planejamento para completar os desafios. O game virou hit e abriu porta para outros lançamentos em futuras plataformas da empresa japonesa.

Pikmin fez sua primeira aparição no GameCube em 2001 — Foto: Divulgação/Nintendo

Tony Hawk's Pro Skater 3 - 28 de outubro de 2001

Sequência direta de um dos grandes jogos da história, Tony Hawk's Pro Skater 3 tinha nas costas o peso de honrar o nome da franquia da Activision. Seu lançamento, porém, fez muito mais do que apenas isso. Com o salto de geração (PS1 para PS2), o game ganhou hardware mais potente para ampliar o leque de loucuras disponíveis em sua campanha, que agora contava com missões mais divertidas e interativas. O resultado é um dos mais memoráveis títulos da série de skate e um dos melhores de sua geração.

Tony Hawk's Pro Skater 3 usou potência dos novos consoles da época — Foto: Reprodução/RockPaperShotgun

Halo: Combat Evolved - 15 de novembro de 2001

Grande título de lançamento do Xbox original e o primeiro da franquia que se tornaria um ícone do mundo dos games, Halo: Combat Evolved mudou o rumo dos jogos de tiro em primeira pessoa. Comandos bem adaptados para controles, campanha longa e cinematográfica e um modo online que virou o exemplo são alguns dos feitos do FPS da Bungie, lembrado como um dos melhores de sua época.

Halo: Combat Evolved revolucionou jogos de tiro — Foto: Divulgação/Bungie

Super Smash Bros. Melee - 21 de novembro de 2001

Após o sucesso estrondoso do primeiro game da série, lançado para o Nintendo 64, a empresa japonesa caprichou na sequência Melee. O jogo chegou no fim de 2001, bem na janela de lançamento do GameCube. Maior recorde de vendas da história do console, com quase 8 milhões de unidades vendidas, o título de luta entre os personagens da Nintendo é muito jogado até hoje, inclusive, em nível competitivo. Sua qualidade e profundidade técnica são tamanhas que fazem com que ele seja divertido tanto para novatos quanto para jogadores experientes.

Super Smash Bros. Melee segue muito popular no cenário competitivo — Foto: Divulgação/DreamHack

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

Mais do TechTudo