Notebooks

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O NEC Lavie Mini é um notebook compacto que, graças ao seu acessório Gaming Controller, traz um visual bem semelhante ao console Nintendo Switch. O produto, anunciado durante a feira de tecnologia CES 2021, chama a atenção pelo tamanho, já que tem apenas 8 polegadas, além de contar com suporte para o 4K. O notebook, que roda Windows e traz o processador Core i7, da Intel, ainda é um protótipo, e por isso não tem preço e previsão de lançamento anunciados ainda.

Outro notebook da marca NEC mostrado na CES 2021 foi o Lavie Pro, um modelo com design convencional que também conta com Intel Core i7 de 11ª geração. O preço do laptop é de US$ 1.699 (R$ 9.025, em conversão direta), mas sem previsão de lançamento para o Brasil. Lembrando que a NEC Computers é uma marca formada entre a Lenovo e a própria NEC, conhecida por suas soluções em rede.

Lavie Mini pode ser conectado a controle para jogar em qualquer lugar — Foto: Divulgação/NEC

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Entre os dois produtos da NEC, o Lavie Mini acaba se mostrando o mais interessante por conta da proposta de laptop 2 em 1 compacto. Além das semelhanças no design do Nintendo Switch. O modelo foi anunciado com processadores Core i7 de 11ª geração da Intel e conta com opção de placa gráfica Intel Xe Graphics, algo que pode atrapalhar na experiência nos games, já que não tem uma placa de vídeo dedicada. A proposta do produto, contudo, é que você tenha um notebook de tamanho reduzido para levar em qualquer lugar.

A tela do Lavie Mini tem 8 polegadas e resolução Full HD+ de 1920 x 1200 pixels (aspecto 16:10, portanto). Segundo a NEC, o ultra portátil vem ainda com SSD de 256 GB de capacidade para dados e 16 GB de memória, formando um conjunto de especificações técnicas que o fazem bem superior ao console da Nintendo. Além disso, por rodar Windows, ele tem acesso aos mais diversos games disponíveis para PC.

2 em 1 de bolso tem tela de 8 polegadas e gráficos via Intel Xe — Foto: Divulgação/NEC

O controle vem junto no pacote e, além de botões, gatilhos e analógicos de direção, oferece vibração. Como o Lavie Mini também tem dock no estilo Switch, há oferta de HDMI, permitindo ligar o produto a um monitor ou TV para jogar em telas maiores. Além disso, o portátil traz Wi-Fi 6, duas portas USB-C e saída de fones de ouvido. A marca não especificou a estimativa de duração de bateria - que, com 26 Wh, pode não impressionar, dada a tela de alta resolução e oferta processador i7.

A coisa é diferente no laptop Lavie Pro Mobile, que é anunciado como capaz de atingir 10 horas de duração de bateria. Com acabamento em azul escuro, o notebook é mais convencional do que o Mini e oferece a opção de um PC gamer de entrada com tela pequena de 13,3 polegadas e resolução Full HD. Composto em carbono, o Pro Mobile promete leveza – 889 gramas apenas – aliada a alta resistência.

Lavie Pro Mobile tem tela de 13,3 polegadas, bateria para 10 horas e pesa menos de 1 kg — Foto: Divulgação/NEC

Em termos de especificações, o Lavie Pro Mobile traz o Core i7 1165G7, 16 GB de memória RAM e SSD de 512 GB. O i7 em questão vem com placa Intel Xe Graphics, que deve ser suficiente para games em resoluções mais baixas. Com Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1, o computador conta ainda com USB 3.1 Gen2 (conector Tipo-A), duas USB 3.1 Gen2 Tipo-C (sendo uma com DisplayPort), HDMI, leitor para microSD e saída de fones de ouvido.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Qual pilha da BIOS comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo