Notebook gamer

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Acer anunciou nesta quarta-feira (13) novas versões dos notebooks gamers das linhas Nitro 5, Predator Triton e Helios. Os laptops trazem placas da série RTX 30, da Nvidia, e processador Core i7 de 11ª geração, da Intel. O Predator Helios 300 é o mais poderoso dentre as novidades, e conta com a placa RTX 3080 e com uma tela de 240 Hz. Outro destaque é o Acer Nitro 5, com versões de 15,6 e 17,3 polegadas, e opções com processadores Ryzen 5000 da AMD ou Core i7. Lembrando que a versão anterior dos dois modelos apareceu entre os mais buscados no Brasil em 2020.

Além dos lançamentos voltados para o público gamer, a Acer também anunciou novidades referentes aos Aspire 5 e 7, focados em produtividade. As novidades chegam com tela Full HD e prometem bom desempenho ao rodar programas como Photoshop e Premiere. Nenhum dos modelos, porém, tem preço ou previsão de chegada no Brasil confirmados. Confira a seguir mais detalhes sobre os novos notebooks.

Predator Triton 300 SE tem RTX 3060 e promessa de até 10 horas de bateria — Foto: Divulgação/Acer

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Modelos gamer

O Predator Triton 300 SE é o modelo intermediário da nova linha gamer da Acer. O computador tem como destaque o design, com espessura de apenas 17,9 mm, bem compacto para um notebook gamer. Pesando 1,7 kg, o Triton 300 SE roda com os novos Intel de até 5 GHz e conta com a RTX 3060 recém lançada pela Nvidia em versão MaxQ para notebooks.

Além disso, a tela do Predator Triton 300 SE é de 14 polegadas e tem resolução Full HD com capacidade de atualizar a 144 Hz, receita que deve casar bem com o perfil da placa RTX 3060. Ainda segundo a Acer, o Triton 300 SE tem promessa de bateria para 10 horas – intervalo longo para um laptop gamer.

Helios 300 vem com RTX 3080 e tela de 240 Hz na configuração top de linha — Foto: Divulgação/Acer

Já o Predator Helios 300 tem hardware mais poderoso e se destaca pela oferta da GeForce RTX 3080, placa top de linha da Nvidia. O computador poderá ser encontrado com até 32 GB de memória RAM e terá display capaz de atualizar a 240 Hz.

Os dois modelos Predator prometem alto rendimento do sistema de refrigeração, para controle de temperatura durante as partidas, além de compatibilidade com som 3D DTS:X. Há Wi-Fi 6, portas Thunderbolt 4 (que abrem a perspectiva de uso de placa de vídeo externa no futuro), além de outras interfaces.

Seguindo a linha voltada para jogos, o Nitro 5 foi anunciado com opções variadas de configuração. Eles podem contar tanto com processadores Ryzen quanto Intel, além de ter versões com placas de vídeo GeForce GTX ou GeForce RTX. Em termos de RAM, são até 32 GB a depender da versão e o armazenamento será tipo SSD com interface NVMe ou SATA.

Nitro 5 ganhou reforço de telas mais rápidas e até porta Thunderbolt 4 — Foto: Divulgação/Acer

Segundo a Acer, o design do Nitro 5 foi revisto e o notebook deu uma emagrecida, sobretudo com bordas reduzidas no contorno da tela para um aproveitamento de 80% de área útil. O display, inclusive, ficou melhor com a opção de 144 Hz nas telas de 15,6 ou 17,3 polegadas.

Assim como os irmãos mais parrudos, o Nitro 5 terá interface Thunderbolt 4 e Wi-Fi 6 entre as interfaces, além de um sistema renovado para refrigeração e controle de temperatura. A Acer também anunciou modelos com processadores Ryzen, chegando até o Ryzen 9 5900HX, que podem vir com placas RTX 30 da Nvidia e opções de tela Full HD a 360 Hz e 165 Hz para display em QuadHD.

Novos Aspire 7 com placa dedicada e Aspire 5

Modelos Aspire também ficam mais rápidos com Wi-Fi 6 e atuais com possibilidade de placa dedicada — Foto: Divulgação/Acer

A Acer anunciou na CES 2021 também o novo Aspire 7, com perfil mais direcionado ao uso fora dos games, embora tenham lá suas capacidades de encarar jogos: o novo laptop foi apresentado pela marca taiwanesa com a GeForce GTX 1650, suficiente para encarar games, embora com resoluções mais baixas, além de processadores Ryzen 5000 da AMD.

O laptop terá ainda opções de até 32 GB de memória RAM, além de disco de 1 TB com interface PCI e tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD. A Acer adianta também a presença de porta USB-C e conectividade via Wi-Fi 6.

Já o Aspire 5 é mais simples, mas vem com processadores Ryzen de última geração acompanhados de GPUs Radeon integradas. O computador chega a 24 GB de RAM na configuração máxima e também roda com SSD de 1 TB de alta velocidade, embora edições com disco rígido convencional de até 2 TB tenham sido confirmadas pela Acer.

Com tela de 15,6 polegadas, o Aspire 5 tem um perfil mais acessível e ainda assim conta com conectividade via Wi-Fi 6, além de porta USB-C. Embora os Aspire sejam uma aposta bem forte para chegar ao mercado brasileiro, ainda não há informações sobre preços e lançamento no território nacional.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Mais do TechTudo